O Federal Reserve dos EUA disse na segunda-feira que está publicando sua orientação final para novas instituições financeiras acessarem suas "contas mestras", algo que essas empresas precisam para participar do sistema global de pagamentos.
O anúncio de segunda-feira aparentemente levaria o banco central dos EUA um passo mais perto de possivelmente permitir que instituições depositárias de propósito específico (SPDI), como Custodia (anteriormente Avanti) e Kraken Bank, acessem essas contas para que não precisem de bancos intermediários. O Fed propôs orientação pela primeira vez no ano passado, abrindo um processo de solicitação de comentários. Quase 300 entrevistados enviaram comentários, levando a um segundo processo de feedback público no início deste ano.
Em um comunicado, o vice-presidente do Fed, Lael Brainard, disse: "As novas diretrizes fornecem um processo consistente e transparente para avaliar solicitações de contas do Federal Reserve e acesso a serviços de pagamento, a fim de apoiar um sistema de pagamento seguro, inclusivo e inovador".
A orientação é muito semelhante ao que foi proposto pela primeira vez em 2021 e criará um sistema multicamadas que permitirá ao Fed adaptar seu processo de avaliação para conceder acesso dependendo do tipo de instituição financeira que está aplicando. Cada nível corresponde a um processo de revisão respectivamente mais rigoroso.
Sob a orientação, os bancos de Nível 1 seriam segurados pelo governo federal. Os bancos de nível 2 não seriam segurados pelo governo federal, mas ainda estão "sujeitos à supervisão prudencial de uma agência bancária federal".
O terceiro nível consiste em empresas que “não são seguradas pelo governo federal e não estão sujeitas à supervisão prudencial de uma agência bancária federal”, o que provavelmente se aplicaria aos bancos de criptomoedas do Wyoming.
De acordo com um comunicado publicado com a orientação e o comunicado de imprensa, o Fed recebeu comentários após publicar sua orientação inicial proposta em 2021 e sua orientação atualizada no início deste ano. Muitos desses comentaristas preencheram uma carta de formulário, mas o Fed parece ter recebido menos de 70 respostas únicas.
"Muitos comentadores, por outro lado, recomendaram que as Diretrizes Propostas deveriam fornecer um caminho mais desafiador para instituições com novos estatutos para obter acesso a contas e serviços. os mesmos tipos de exigências que se aplicam às instituições depositárias seguradas pelo governo federal, independentemente do modelo de negócios da instituição", disse o documento.
Custodia e Kraken solicitaram acesso à conta principal em 2021, pouco antes de o Fed publicar sua proposta inicial.
David Kinitsky, CEO do Kraken Bank, disse à CoinDesk na época que a proposta era um passo positivo para sua empresa.
“Não há nada de novo em termos dos fatores que eles estão incluindo aqui. É exatamente o tipo de coisa que o Federal Reserve está analisando, em termos de risco para a própria reserva, risco para o sistema de pagamentos [e] risco para a economia", disse ele.
Ambas as empresas receberam números de roteamento no início deste ano, um passo fundamental para obter acesso a contas mestras (embora não seja indicativo de que as empresas certamente receberão acesso).
Ainda assim, a Custodia processou o Fed em junho por alegações de violação de um prazo obrigatório de um ano para decidir se concederia ou não acesso à empresa de Wyoming.
Fonte: coindesk
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.