O gestor de fortunas Vaneck lançará seu fundo negociado em bolsa de futuros de bitcoin (ETF) nos Estados Unidos após a listagem do ETF Proshares que foi lançada oficialmente. De acordo com o registro pós-efetivo junto à Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos, o lançamento do ETF de futuros de bitcoin Vaneck está aprovado para ser listado após 23 de outubro.
O fundo negociado em bolsa Proshares Bitcoin Strategy ( BITO ) foi lançado com muito alarde e o volume de ETFs bateu recordes na terça-feira. No dia seguinte, os mercados à vista de bitcoin ( BTC ) atingiram o preço de todos os tempos (ATH) em $ 67.017 por unidade. Além disso, o gestor de fortunas Vaneck publicou seu arquivamento pós-efetivo de ETF de futuros de bitcoin na quarta-feira, o que indica que a SEC deu luz verde para a listagem na NYSE Arca.
O ticker do Vaneck Bitcoin Strategy ETF será “XBTF” e o fundo alavanca contratos futuros de bitcoin liquidados em dinheiro. O resumo do Vaneck ETF detalha que o fundo “não investe em bitcoin ou outros ativos digitais diretamente”. Depois que o registro pós-efetivo foi publicado, Nate Geraci, o co-fundador do The ETF Institute tweetou sobre a aprovação. “Vaneck [está] se juntando à festa do ETF de futuros de bitcoin na próxima semana”, disse Geraci .
A aprovação de Vaneck segue o desempenho fenomenal do mercado Proshares Bitcoin Strategy Exchange-Traded Fund (BITO) visto na terça-feira. Eric Balchunas, analista sênior de ETF da Bloomberg, explicou na quarta-feira que o BITO já está "entre os 30% principais dos ETFs por ativos e quase ultrapassou meus US $ 750 milhões na estimativa de fim de semana".
Vaneck decidiu se inscrever para o Bitcoin Strategy ETF em 10 de agosto, seguindo as declarações do presidente da SEC, Gary Gensler, naquela semana. Naquela época, Gensler disse que espera que os reguladores revisem os ETFs que estão particularmente associados aos futuros do bitcoin. Ele mencionou o US Investment Company Act de 1940 como sendo possivelmente suficiente para a regulamentação.
Gary Gensler também falou sobre a aprovação do Bitcoin ETF Proshares durante uma entrevista com a CNBC terça-feira e disse: “Os futuros do Bitcoin foram supervisionados por nossa agência irmã, a Commodity Futures Trading Commission [CFTC], da qual fui honrado e orgulhoso servir lá e já faz quatro anos.”
As aprovações de ETF de futuros de bitcoin Proshares e Vaneck marcam um marco para os fundos negociados em bolsa relacionados ao bitcoin nos Estados Unidos. Pela primeira vez, os investidores americanos podem participar de um ETF que tenha alguns vínculos com o principal crypto asset bitcoin ( BTC ).
Os EUA, entretanto, não são os primeiros ETFs norte-americanos a serem aprovados, já que o Canadá aprovou alguns ETFs relacionados a bitcoin durante os últimos 12 meses. Embora 23 de outubro seja um sábado, a comunidade espera que o ETF de futuros de bitcoin Vaneck seja listado na segunda-feira seguinte, 25 de outubro.
O que você acha de Vaneck obter aprovação para listar seu ETF futuro de bitcoin nos EUA? Deixe-nos saber o que você pensa sobre este assunto na seção de comentários abaixo.