Gigantes financeiros como a Fidelity, BlackRock, VanEck, Bitwise e Ark Invest, estão realizando preparativos finais para lançar os primeiros ETFs de Ethereum nos Estados Unidos, que será a segunda criptomoeda a acessar o maior mercado financeiro global.
A Fidelity já fez as últimas alterações necessárias, e outras empresas devem seguir o exemplo antes do prazo final para a aprovação dos ETFs pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), que termina amanhã.
A aprovação desses ETFs deverá gerar uma alta demanda pelo Ethereum, começando pelos próprios emissores que precisam adquirir a criptomoeda para apoiar os fundos.
Estima-se que os emissores possam comprar até US$ 200 milhões em Ethereum esta semana, com um total potencial de entrada de US$ 3,8 bilhões nos primeiros três meses, baseado em uma projeção de 30% das entradas vistas nos ETFs de Bitcoin à vista.
Apesar de a maioria das compras de Ethereum pelas gestoras possa ocorrer nas primeiras semanas, a realidade pode ser diferente, dependendo da preparação das empresas emissoras.
A Grayscale, por exemplo, já firmou um acordo com o The Bank of New York Mellon (BNY) e recentemente substituiu seu CEO por um executivo do Goldman Sachs, indicando que algumas empresas estavam cientes da iminente aprovação dos ETFs de Ethereum.
Por outro lado, empresas como VanEck mostraram pessimismo no início do mês, sugerindo que nem todos os emissores estavam completamente preparados. No entanto, investidores institucionais, como fundos de pensão e fundos de hedge, devem estar acompanhando de perto os desenvolvimentos e podem rapidamente se ajustar às novas oportunidades oferecidas pelo Ethereum.
A chegada dos ETFs de Ethereum na bolsa de valores pode ser mais um momento histórico, destacando o Ethereum como a única criptomoeda além do Bitcoin a conquistar tal feito.
O ETF pode posicionar o Ethereum como um ativo financeiro seguro e como um representante de todo o ecossistema de contratos inteligentes, incluindo DeFi, NFTs e outras aplicações baseadas em blockchain.
Com a aprovação dos ETFs, o Ethereum poderá atrair uma nova onda de investimentos institucionais e pessoais, solidificando sua posição no mercado financeiro global.
A previsão é que a demanda inicial impulsione o valor do Ethereum, potencialmente levando a moeda digital a atingir novas altas históricas, como aconteceu com o Bitcoin após a aprovação de seus ETFs.
Por fim, a entrada do Ethereum no mercado regulamentado pode influenciar a distribuição de investimentos em outras criptomoedas, já que investidores podem considerar realocar seus recursos, aproveitando a nova fase de adoção institucional que as altcoins estão prestes a experimentar.
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.