A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou o lançamento do primeiro ETF spot de Solana do Brasil e de todo o mundo, o produto de investimento é uma oferta da QR e será administrado pela Vortx.
Atualmente só há ETPs de Solana em negociação no mundo, como o 21Shares Solana ETP (ASOL) na Suíça, negociado na SIX Swiss Exchange; o CoinShares Physical Solana e o ETC Group Physical Solana, ambos negociados na bolsa alemã Deutsche Börse Xetra.
O ETF de Solana aprovado pela CVM, terá como preço de referência o CME CF Solana Dollar Reference Rate F, que é uma taxa de referência projetada para fornecer uma medida confiável e transparente do valor do Solana (SOL) em dólares americanos (USD).
Desenvolvido pela parceria entre o Chicago Mercantile Exchange (CME) e a Crypto Facilities (CF), esse índice tem como objetivo oferecer uma cotação padronizada e precisa do preço do Solana, baseada em dados de transações realizadas nas principais exchanges de criptomoedas.
A taxa de referência é calculada a partir de um conjunto de dados coletados de várias exchanges confiáveis que negociam a Solana. Esses dados são agregados e processados para eliminar ruídos e distorções, garantindo que o índice reflita o preço médio ponderado do Solana em um determinado período de tempo. Esse processo envolve a aplicação de metodologias rigorosas para filtrar transações atípicas e anomalias de mercado.
Segundo informações compartilhadas com o Cointelegraph, o fundo já está em fase pré-operacional e por motivos regulatórios o ETF ainda depende de aprovação da B3 e embora não há data específica ainda para o lançamento do fundo, ele deve ser lançado em no máximo 90 dias.
Embora a Hashdex, tenha sido pioneira no lançamento de ETFs cripto no Brasil, com o HASH11, a QR tem liderado o lançamento de ETFs spot no país, sendo a primeira gestora a lançar ETFs 100% de Bitcoin e Ethereum.
O lançamento de um ETF de Solana ganhou atenção no mercado cripto internacional logo após o sucesso dos ETFs spot de Bitcoin e Ethereum lançados nos EUA. A VanEck, uma empresa de gestão de investimentos, foi a primeira a arquivar um pedido para um ETF spot de Solana nos Estados Unidos.
No entanto, ao contrário da aprovação do ETF de Solana no Brasil, o CEO da VanEck, Jan van Eck, não espera que o pedido seja aprovado em curto prazo, devido às atuais políticas regulatórias da SEC (Securities and Exchange Commission).
Van Eck mencionou que a aprovação de um ETF spot de Solana pode depender de mudanças na administração política dos EUA, especialmente com a possível eleição de um presidente mais favorável às criptomoedas.
Empresas como a 21Shares também arquivaram pedidos para ETFs spot de Solana. Além disso, no Canadá, a 3iQ está buscando lançar um produto similar na Toronto Stock Exchange, o que poderia influenciar futuras aprovações nos EUA.
Fonte: Cointelegraph
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.