Todas as criptomoedas tiveram um ano difícil, chamado de “inverno cripto”. Vários fatores contribuíram para isso, incluindo o aumento da herança em todo o mundo e o aumento do ceticismo sobre o mercado de criptomoedas.
Apesar do crescimento e das vitórias de NFTs em 2021, o mercado viu uma queda no ano seguinte. Os NFTs mais populares de 2022 foram afetados e o interesse no mercado caiu, com as pessoas gastando menos em ativos digitais.
Muitos NFTs valorizam a sua resiliência como uma tecnologia em crescimento e necessária para o futuro, então projetos com bons casos de uso ou que oferecem utilidade aos usuários continuam em meio a essas nuvens tempestuosas.
Acompanharemos os principais NFTs em 2022 para você seguir em 2023.
Os CryptoPunks foram criados em junho de 2017 pelos designers Matt Hall e John Watkinson no estúdio de jogos americano Larva Labs. A coleção CryptoPunks contém dez mil personagens colecionáveis e únicos, na blockchain Ethereum (ETH) Dos dez mil punks, a grande maioria é humana, mas também há 88 zumbis, 24 primatas e 9 extraterrestres, rotulados como “punks especiais”.
O Bored Ape Yacht Club é uma das mais populares coleções NFT do mundo, talvez por sua popularidade e vantagens exclusivas. Sobreviveu ao inverno criptográfico melhor que outras, apesar de algumas perdas.
O projeto continua sendo um dos principais NFT em termos de popularidade e destaque cultural. Isso se deve principalmente ao seu amplo uso entre celebridades que o exibem nas redes sociais como PFPs. Além disso, o NFT oferece aos seus titulares algumas utilidades e benefícios da vida real, usufruídos exclusivamente. Essa provavelmente é uma das coisas que ela utilizou para se consolidar como uma coleção blue chip.
Outra coleção da Yuga Labs, os criadores do BAYC, é o Otherdeeds. A coleção NFT, de terras, teve um lançamento no início do ano, em maio, com o drop na rede Ethereum, e os preços do gás aumentaram para máximos históricos. Além de aumentar a popularidade do BAYC, os Otherdeeds têm benefícios como, por exemplo, a mineração das terras pelos proprietários das parcelas para descobrir recursos e ativos.
Apesar do inverno cripto, a coleção continua sendo uma boa escolha para entusiastas e colecionadores.
Esta coleção de NFTs, criada em 2021 por Larva Labs, já é famosa e consiste em 20.000 itens, em forma de voxels em 3D, parecidos com os personagens do Minecraft.
Uma das principais razões para as pessoas comprarem a coleção é a possibilidade de uso em diversos mundos virtuais. A coleção totalizou mais de US$ 512 milhões em vendas de todos os tempos, de acordo com dados da CryptoSlam.
Este projeto NFT, baseado no popular Bored Ape Yacht Club, ajudou-o ao estrelato. Como outras coleções da Yuga Labs, a coleção manteve sua posição como um NFT blue chip, apesar dos problemas que o mercado de NFT passou este ano.
Embora o MAYC não possa ser igual ao BAYC em termos de popularidade e preço, ele dá ao seu titular ao ecossistema BAYC, benefícios exclusivos na vida real e acesso a futuros drops de NFT.
Outra vantagem é que os donos podem negociar os seus NFTs e obter renda com isso, o que torna mantê-los mais valiosos a longo prazo.
Azuki é um dos maiores sucessos entre os projetos lançados em 2022. A coleção de animes foi lançada em janeiro e, em apenas três minutos, teve um faturamento de 30 milhões de dólares. Não é surpreendente, tendo em vista que a coleção contém clássicos como Cowboy Bepop e Samurai Champloo, o que a torna uma ótima opção PFP.
Apesar do mercado NFT estar em baixa neste ano, o projeto segue firme e, atualmente, tem um valor mínimo de 11ETH.
Além disso, o projeto também concede aos seus titulares acesso a um mundo virtual chamado “The Garden”.
Por fim, a coleção Doodles é composta por 10.000 projetos NFT elaborados manualmente pelos artistas Evan Keast, Scott Martin e Jordan Castro. A coleção apresenta personagens variados, tais como gatos e macacos, conforme a identidade visual da marca Doodles.
É uma das principais coleções de NFT porque os seus recursos comunitários são bons, os membros têm benefícios e podem votar nas decisões da comunidade.
Fonte: investing
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.