Como os Web3 DApps podem mudar o mundo

Por 20/12/2022
20/12/2022


Aplicações descentralizadas, ou DApps, têm sido apontadas como o futuro da Web3. Mas quais são os grandes problemas que os DApps abordam? Como eles os resolvem? E que tipos de DApps podem beneficiar os consumidores no futuro?

Por que precisamos de DApps?

Na Web2, nos acostumamos a usar aplicativos centralizados baseados em nuvem. Como tal, muitos de nós nos tornamos insensíveis aos problemas associados aos aplicativos centralizados, incluindo:

  1. Violações massivas de dados: quando seus dados são armazenados na nuvem, eles podem ser armazenados com milhões de dados de consumidores. Quanto maior o conjunto de dados, mais valiosa a violação; quanto mais valiosa a violação, mais hackers/tentativas de hacking o conjunto de dados atrai. Não importa o quão forte seja a tecnologia e as políticas de segurança de dados de uma empresa, os conjuntos de dados centralizados continuarão a ser violados. Como diz o ditado em segurança de dados, não é uma questão de se uma violação ocorrerá, mas quando .
  2. Violações de privacidade: aplicativos baseados em nuvem permitem que funcionários, contratados, fornecedores e parceiros acessem seus dados confidenciais para analisá-los, melhorar as vendas, melhorar a satisfação do cliente etc. Alguém com acesso pode optar por violar sua privacidade. 
  3. Alterações nos termos e condições: Os aplicativos centralizados têm termos e condições sujeitos a alterações. Por exemplo, aplicativos gratuitos se tornam pagos. Os aplicativos pagos sofrem reduções no serviço, aumentos de preços ou ambos. Para os consumidores que dependem desses aplicativos, essas mudanças geralmente são indesejadas e perturbadoras.
  4. Interrupções temporárias no serviço: aplicativos centralizados são mais vulneráveis ​​a interrupções no serviço. Essas interrupções podem vir de atores mal-intencionados (por exemplo, ataques de negação de serviço). Ou, muitas vezes, podem ser devido a implantações de código incorretas.     
  5. Perda de dados: Sim, aplicativos centralizados podem sofrer perda de dados.
  6. Descontinuação de aplicativo/serviço/empresa: Qualquer aplicativo ou serviço centralizado pode ser descontinuado por sua controladora ou o serviço pode ser descontinuado porque a empresa encerra suas operações.   

Como os DApps resolvem esses problemas?

Os DApps podem resolver os problemas acima porque são descentralizados.

Existem muitos aplicativos que afirmam ser DApps, mas não são realmente descentralizados. Vamos explorar o que realmente é um DApp:

  1. Os DApps não devem exigir nenhuma infraestrutura centralizada – hardware ou software – para operar. Os DApps devem exigir apenas (1) o hardware/sistema operacional local para o qual o DApp foi baixado e (2) uma conexão com a Internet para se conectar a outros serviços totalmente descentralizados, como um blockchain.   
  2. Como corolário do exposto acima, uma vez que um DApp é baixado para um ambiente local (e o ambiente local está operacional), o DApp deve estar sempre operacional, mesmo sem uma conexão ativa com a Internet. Por exemplo, quando você baixa uma cópia do MS Word para o seu laptop, o MS Word funciona, mesmo se você não estiver conectado à Internet. 
  3. Os DApps nunca devem recuperar dados, processar dados ou armazenar dados em qualquer serviço centralizado (a menos que seja expressamente concedida permissão pelo usuário).   
  4. Depois de adquiridos e baixados, os DApps não devem rastrear/relatar o uso (a menos que o proprietário opte pelo rastreamento). As modificações ou atualizações de software devem ser iniciadas apenas pelo proprietário, ou seja, as atualizações automáticas do software devem ser impossíveis. Os termos e condições do DApp também não devem ser modificados. Quando você baixa um DApp, ele deve ser seu para sempre .  

Exemplos de DApps que estão por vir 

Aqui estão algumas maneiras pelas quais imagino os DApps melhorando a experiência do consumidor:

  • Backup de fotos descentralizado: a maioria das pessoas tira fotos em seus smartphones, muitas vezes ficando sem espaço em seu backup de armazenamento em nuvem. E muitas pessoas estão preocupadas com o fato de suas contas na nuvem serem invadidas. O armazenamento descentralizado de fotos pode ser uma maneira mais barata e privada de armazenar fotos. Uma pessoa armazenaria suas fotos na névoa (ou seja, em seu dispositivo Web3) e seu dispositivo Web3 também faria cópias seguras e privadas para os dispositivos Web3 de outras pessoas. Esses backups privados descentralizados podem ser usados ​​para evitar perda catastrófica de dados.
  • Mídia social descentralizada: em vez de enviar vídeos, vídeos curtos e fotos para um servidor centralizado e precisar estar em conformidade com seus termos de serviço, os consumidores podem hospedar seus próprios vídeos e fotos em sua própria infraestrutura e usar um serviço descentralizado para promover seu conteúdo. E, em vez de postar atualizações em uma plataforma de mídia social tradicional, os usuários podem escrever comentários e outras atualizações em seus próprios servidores descentralizados. Eles poderiam promover seu conteúdo para um servidor descentralizado, e amigos, familiares e seguidores poderiam assinar seu conteúdo diretamente. O software cliente pode misturar conteúdo de várias fontes.  
  • Plataforma descentralizada de blogs/escrita/autopublicação: plataformas de blogs centralizados podem exigir taxas mensais para que seu conteúdo seja acessível e ter termos e condições que seu conteúdo precisa cumprir. Ao executar seu próprio servidor de blog descentralizado e promover seu conteúdo em um serviço de blog descentralizado, você nunca precisaria se preocupar com a indisponibilidade de seu conteúdo devido a censura ou descontinuação do serviço.   
  • Servidores de e-mail descentralizados: a maioria dos consumidores online depende de um aplicativo de e-mail baseado na web. No entanto, muitas pessoas ficam sem armazenamento de e-mail, limpando e-mails antigos e perdendo e-mails potencialmente importantes. Um servidor de e-mail descentralizado garantiria que seus e-mails pessoais sempre fossem arquivados (a menos que você optasse por excluí-los). 
  • Mecanismos de recomendação/IA descentralizados: Web2 AI desenvolve recomendações usando repositórios centralizados de dados em milhões de consumidores. Os mecanismos de recomendação descentralizados podem desenvolver recomendações com base em todos os seus dados pessoais armazenados em vários domínios (financeiro, saúde, navegação etc.) e desenvolver recomendações verdadeiramente personalizadas para você.  

Conclusão 

Na Web2, os consumidores visitavam servidores centralizados e seus dados eram frequentemente coletados, extraídos, vendidos, violados e violados. Na Web3, imagino os consumidores baixando DApps em seus próprios dispositivos. Todos os dados gerados pelo DApp residiriam em seu dispositivo e seriam de propriedade do consumidor. Isso daria aos consumidores muito mais controle sobre sua própria privacidade.  

Para os consumidores, os DApps oferecem melhor privacidade e mais controle. Essas são forças poderosas da natureza e por que os Web3 DApps podem mudar o mundo.

Fonte: cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS