Na negociação de criptomoedas, a alavancagem refere-se ao uso de capital emprestado para fazer negociações. A negociação de alavancagem pode amplificar seu poder de compra ou venda, permitindo que você negocie quantias maiores. Assim, mesmo que seu capital inicial seja pequeno, você pode usá-lo como garantia para fazer negociações alavancadas.
Embora a negociação alavancada possa multiplicar seus lucros potenciais, ela também está sujeita a alto risco - especialmente no mercado de criptomoedas que é extremamente volátil. Tenha cuidado ao usar a alavancagem para negociar criptomoedas. Pode levar a perdas substanciais se o mercado se mover contra sua posição.
Alavancagem na negociação com cripto denota uma ferramenta que permite que os investidores façam transações spot (compra e venda) com a ajuda de capital emprestado de corretoras. Normalmente, esses fundos excedem o saldo da conta dos investidores. Portanto, é uma maneira perfeita de maximizar os lucros aumentando a capacidade de compra.
A melhor parte dessa negociação é que o investidor pode optar por essa negociação com uma pequena quantidade de dinheiro. Um trader que entra em uma negociação de alavancagem com uma margem de US $ 100 pode negociar até 10 x margens, ou seja, $ 10.000 tamanho de margem. No entanto, deve-se observar que a negociação alavancada está sujeita a altos riscos, o que pode eventualmente levar a enormes perdas.
É por isso que os iniciantes são aconselhados a não optar por este tipo de negociação, já que muitos traders experientes sofrem grandes perdas. No entanto, especialistas em negociação regular podem investir em quantias menores para negociação de margem em cripto.
O uso de alavancagem ou negociação de margem aumenta seu poder de compra e lucros potenciais se suas negociações forem bem-sucedidas. A negociação de margem permite que o trader empreste dinheiro e negocie quantias mais significativas do que ele seria capaz se apenas usasse seus fundos. Pelo contrário, a negociação de margem também aumenta o risco de perder todo o seu dinheiro ou ser liquidado.
Um risco inerente já existe ao negociar com fundos emprestados. Ainda assim, a negociação de margem dentro dos mercados cripto aumenta o risco exponencialmente para que os traders de criptomoedas devem ter extrema cautela e entender como usar o hedge e outras estratégias para gerenciar o risco.
Mesmo se tornando altamente adepto na identificação de tendências de mercado e análise técnica não eliminará seu risco. No geral, a negociação de criptomoedas com margem oferece aos day traders uma excelente oportunidade para aumentar os lucros.
A maneira como a negociação de alavancagem funciona é que um trader fará um depósito inicial para emprestar fundos. Por exemplo, se você quisesse investir US $ 5.000 em uma negociação alavancada em uma proporção de 1-para-10, o trader só precisaria investir US $ 500 para abrir a posição. No entanto, os traders devem manter fundos suficientes em suas contas como garantia para a plataforma de empréstimos.
Uma posição aberta vem em 2 formas, longas (Longs) ou curtas (Shorts). Os traders abrirão posições longas se acreditarem que os ativos digitais aumentarão de preço; uma posição curta é o oposto. Quando você negocia um short, você pega Bitcoin emprestado em vez de dinheiro. Então, se o preço cair, você compra o mesmo BTC pelo preço mais baixo e devolve o Bitcoin dos credores e mantém os lucros.
Se sua negociação de posição longa for bem-sucedida, o credor liberará seu depósito inicial em dinheiro e seus ganhos. Caso perca o trade, o corretor liquidará sua posição e ficará com seu dinheiro. Você pode reduzir o risco de liquidação usando uma alavancagem menor. Muitas plataformas lhe oferecerão a chance de usar alavancagem de 100 para 1, mas nem sempre é a coisa mais sábia a se fazer.
Imagine que você quer abrir uma posição longa de US $ 10.000 em BTC com alavancagem de 10x. Isso significa que você usará $1.000 como garantia. Se o preço do BTC subir 20%, o trader ganhará um lucro líquido de US $ 2.000 (menos taxas), que é muito maior do que os US $ 200 que o trader teria feito se negociasse seu capital de US $ 1.000 sem usar alavancagem.
No entanto, se o preço do BTC cair 20%, sua posição cairá US $ 2.000. Como seu capital inicial (garantia) é de apenas US $ 1.000, uma queda de 20% causaria uma liquidação (seu saldo vai para zero). Na verdade, o trader pode ser liquidado mesmo que o mercado só caia 10%. O valor exato de liquidação dependerá da exchange que está usando.
Para evitar ser liquidado, o trader precisa adicionar mais fundos à sua carteira para aumentar sua garantia. Na maioria dos casos, a exchange enviará uma chamada de margem antes da liquidação acontecer (por exemplo, um e-mail dizendo para adicionar mais fundos).
Agora, imagine que o trader quer abrir uma posição curta de US $ 10.000 no BTC com alavancagem de 10x. Neste caso, o trader pegará BTC emprestado de outra pessoa e o venderá pelo preço de mercado atual. Sua garantia é de US $ 1.000, mas como se está negociando em alavancagem de 10x, o trader é capaz de vender US $ 10.000 em BTC.
Supondo que o preço atual do BTC seja de US $ 40.000, o trader pegou emprestado 0,25 BTC e vendeu-o. Se o preço do BTC cair 20% (até US $ 32.000), o trader pode comprar de volta 0,25 BTC com apenas US $ 8.000. Isso lhe daria um lucro líquido de US $ 2.000 (menos taxas).
No entanto, se o BTC subir 20% para US $ 48.000, o trader precisaria de um extra de US $ 2.000 para comprar de volta o 0,25 BTC. Sua posição será liquidada, pois o saldo da sua conta só tem $1.000. Novamente, para evitar ser liquidado, o trader precisa adicionar mais fundos à sua carteira para aumentar sua garantia antes que o preço de liquidação seja atingido.
O fascínio de usar alavancagem para multiplicar seus ganhos pode ser lucrativo. Ainda assim, há sempre um alto nível de risco ao negociar criptomoedas via margem. Tenha em mente que quanto maior a alavancagem que o trader usar maiores são as chances para ser liquidado. Em alguns casos, uma diferença de 1% no preço pode ser tudo o que se precisa para ser liquidado e sofrer uma perda maciça de fundos.
Os mercados cripto adicionam outra camada de risco por causa de suas oscilações às vezes violentas em direções positivas e negativas. Existem algumas estratégias de gerenciamento de riscos que o trader pode usar para ajudar a minimizar o seu risco ao usar a alavancagem. Seria melhor nunca negociar com mais do que se pode se dar ao luxo de perder e sempre ter lucros.
O uso consciente de Stop-loss é uma ferramenta de gerenciamento de riscos que fecha seu trader em um valor específico se o mercado se mover em uma direção desfavorável. Negociar com quantias menores mantém seu risco baixo e impede que se use todos os seus fundos em 1 negociação. O uso de uma alavancagem menor permite que se retenha mais fundos e abra mais negociações.
Algumas plataformas de negociação até oferecem uma estratégia de gerenciamento de riscos chamada proteção de saldo negativo. A proteção do saldo negativo impede que o trader perca mais dinheiro do que o que está em sua conta. A plataforma de empréstimos concorda em absorver a perda se o patrimônio líquido da sua conta ficar negativo como resultado da alavancagem.
Fonte: cointelegraph
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.