Comissão de Valores Mobiliários cancela licença da FTX Australia

Por 23/07/2023
23/07/2023


A Australian Securities and Investments Commission (ASIC) anunciou que cancelou a licença de serviços financeiros da FTX Australia, uma empresa de propriedade da falida exchange de criptomoedas FTX que entrou com pedido de falência nos Estados Unidos no outono passado.

“A ASIC cancelou a licença de serviços financeiros australianos (AFS) mantida pela FTX Australia Pty Ltd (FTX Australia), com vigência a partir de 14 de julho de 2023”, disse o órgão regulador em comunicado à imprensa publicado quinta-feira em seu site.

De acordo com os termos de cancelamento, a FTX Australia poderá fornecer serviços financeiros limitados relacionados à rescisão de derivativos existentes com clientes até o final de 12 de julho de 2024, observou a Comissão e também destacou:

O cancelamento não afeta os requisitos para que a FTX Australia continue como membro da Australian Financial Complaints Authority e tenha acordos para compensar clientes de varejo.

A FTX, com sede nas Bahamas, que era uma das maiores bolsas de ativos digitais do mundo, buscou proteção contra falência do Capítulo 11 no Estado de Delaware em 11 de novembro de 2022, em meio a problemas de liquidez. Seu fundador, Sam Bankman-Fried, foi extraditado para os EUA, onde enfrenta um processo por suposta fraude.

Também em 11 de novembro, as autoridades australianas nomearam três administradores voluntários da FTX Australia e sua subsidiária, FTX Express Pty Ltd que, de acordo com o regulador de valores mobiliários, opera uma casa de câmbio digital não regulamentada pela ASIC.

A licença AFS da FTX Australia foi suspensa pela Australian Securities and Investments Commission em 14 de novembro de 2022. A suspensão, inicialmente imposta até 15 de maio de 2023, foi posteriormente estendida para 24 de julho de 2023.


COMENTÁRIOS