A exchange de criptomoedas Coinbase, uma das mais populares do mundo, anunciou na quarta-feira (08) um novo produto voltado para as empresas. Trata-se da solução “Wallet as a Service (WaaS)” ou “carteira como serviço”.
Conforme destacou a empresa, WaaS consiste em um conjunto de APIs de infraestrutura de carteira. Na prática, a solução permite que as empresas criem e implantem carteiras personalizáveis na blockchain para os seus usuários finais.
“As empresas podem oferecer carteiras a seus usuários direto em seus apps com uma integração tão simples quanto um nome de usuário e senha. Seja permitindo que os jogadores troquem itens e moedas do jogo ou criando novos caminhos para programas de fidelidade, como recompensas baseadas em tokens, o WaaS é uma ferramenta poderosa para empresas que buscam aproveitar o potencial da web3”, destacou a Coinbase.
Com a solução, os usuários finais podem explorar a web3 sem ter que gerenciar as longas frases de recuperação. Isso porque o WaaS é alimentado pela tecnologia Multi-Party Computation (MPC). De acordo com a Coinbase, essa solução permite a “divisão” de uma chave entre o usuário final e a exchange.
“Em última análise, isso significa que as chaves de autocustódia são seguras, mesmo que o dispositivo do usuário seja comprometido. Além disso, o backup avançado e automático com MPC garante que, mesmo que um usuário final perca o acesso ao seu dispositivo, a chave de sua carteira web3 ainda esteja segura”, explicou a exchange.
Coinbase lança Wallet as a Service
Ainda segundo o anúncio, diversas empresas já estão usando a solução WaaS da Coinbase. Isso inclui, por exemplo, a Floor, a Moonray, a thirdweb e a tokenproof. O foco dessas empresas de games é integrar os usuários a experiências da web3 em jogos.
A Coinbase contou que a carteira como serviço visa permitir que as empresas forneçam aos seus usuários acesso seguro, protegido e fácil às carteiras da web3. São APIs por meio das quais os usuários podem criar, acessar e restaurar as suas carteiras com uma autenticação mais simples.
“Isso torna mais fácil para qualquer pessoa começar a usar o web3, mesmo que nunca tenha usado criptomoeda antes”, disse a exchange.
Com relação à segurança, a Coinbase ressaltou que as carteiras que usam WaaS são mais seguras que as tradicionais, pois não exigem que os usuários façam a gestão de suas chaves sozinhos. Ainda assim, eles têm controle total sobre os seus ativos. Eles têm a opção de, por exemplo, exportar as suas chaves para fora da plataforma quando quiserem.
Fonte: criptofacil