A blockchain Base, a layer 2 do Ethereum desenvolvida pela exchange Coinbase, estará disponível para todos os usuários a partir de 9 de agosto, segundo um anúncio feito pela própria empresa.
A plataforma também divulgou a disponibilidade de uma ponte que permitirá a mobilização de tokens entre a Base e o Ethereum.
Esse lançamento marca um passo significativo para a Coinbase, com os aplicativos descentralizados que suportam a Base começando a aparecer na próxima semana.
Anteriormente, vários parceiros de negócios da empresa estavam trabalhando no desenvolvimento de aplicativos para esta nova camada do Ethereum.
O projeto Base foi anunciado inicialmente em fevereiro e, desde então, estava aberto apenas para desenvolvedores. Isso permitiu que a equipe preparasse a plataforma para seu lançamento público e testasse suas funcionalidades e possíveis falhas.
Funcionando como uma segunda camada do Ethereum, a Base irá operar de forma semelhante a redes como Arbitrum, Optimism, zkSync e Starknet, entre outras. O código base é o OP Stack, também usado pelo Optimism.
Como layer 2 ela têm a missão de aumentar a escalabilidade da blockchain principal do Ethereum, permitindo mais usuários sem causar congestionamentos, atrasos ou aumento nos custos de transação.
A Base também anunciou um programa de bolsas que concederá mais de 100 ethers (ETH) em prêmios, equivalente a quase US$ 185.000. As bolsas serão distribuídas em várias rodadas organizadas pela Coinbase por meio da plataforma Prop.house.
O primeiro evento será o Onchain Summer, ocorrendo de 9 a 18 de agosto. Será um festival virtual com a participação de 50 dos melhores desenvolvedores, marcas, produtos, artistas e criadores.
A segunda rodada, denominada Build on Base, ocorrerá de 12 a 23 de agosto, com foco nos desenvolvedores que implementam um protocolo, infraestrutura ou aplicativo no Base.
A terceira rodada, Stand with Crypto, ocorrerá de 14 a 24 de agosto, com foco em casos de uso de aplicativos onchain ou debates sobre regulamentação sensata de criptoativos.
Além disso, um hackathon virtual, chamado Superhack, será realizado de 4 a 18 de agosto em parceria com a Superchain, distribuindo US$ 125.000 em prêmios. A distribuição das bolsas se encerra com o evento Contas Base, de 16 de agosto a 13 de setembro, convidando desenvolvedores a criar novas experiências de usuário na rede Base.