O valor total garantido pela rede Chainlink ultrapassou oficialmente US $ 75 bilhões, marcando um novo marco para a solução oracle descentralizada que se tornou sinônimo de serviços de dados de preços para o setor de DeFi em rápido crescimento.
Com o marco, a Chainlink se tornou “uma das formas de consenso descentralizado de maior valor no planeta”, de acordo com o cofundador do protocolo Sergey Nazarov. Chainlink também é uma das redes de crescimento mais rápido em toda a criptografia, com o valor do contrato inteligente garantido crescendo por um fator de dez desde o ano passado.
O Chainlink, que é composto de nós oráculos independentes, teve rápida aceitação em vários blockchains importantes, incluindo Ethereum, Binance Smart Chain e Avalanche. Os aplicativos DeFi construídos nessas e em outras cadeias de blocos usam as redes do Oracle Chainlink para potencializar seus contratos inteligentes, trazendo dados de mercado para aplicativos financeiros on-chain.
Desde o lançamento de sua mainnet em maio de 2019, a Chainlink lançou mais de 700 redes oracle, que garantiram mais de 600 milhões de pontos de dados em dez blockchains. Como o Cointelegraph relatou em julho, a rede oracle integrou uma média de 1,4 novos parceiros a cada dia em 2021.
A demanda por serviços oracle cresceu exponencialmente com a chegada do DeFi, ou finanças descentralizadas. Medido pelo valor total bloqueado, ou TVL, o setor DeFi vale atualmente mais de US $ 253 bilhões. A indústria era praticamente inexistente quando a Chainlink lançou sua rede principal, há dois anos e meio.
Quando questionado sobre o crescimento da tecnologia do “metaverso”, que foi pontuado pela mudança total da marca do Facebook para Meta , Sergey Nazarov disse à Cointelegraph que a Chainlink “já capacita vários aplicativos do Metaverso em DeFi, NFTs e jogos”. Ele explicou ainda:
“Esperamos que contratos inteligentes fortaleçam os novos relacionamentos que estão sendo formados no metaverso, especialmente porque esses relacionamentos precisam ser inerentemente sem confiança, devido ao novo nível de identidade que o metaverso torna possível.”
Como Nazarov explicou, Chainlink está usando o Protocolo de Interoperabilidade de Cadeia Cruzada, ou CCIP, para conectar vários universos. O CCIP “usará oráculos Chainlink para permitir que os usuários movam ativos digitais e executem contratos inteligentes nas várias cadeias usadas em todo o metaverso”, disse ele, acrescentando:
“Eu prevejo que o metaverso sem confiança exige dados sem confiança, computação fora da cadeia confiável e a capacidade de utilizar várias cadeias, todas as quais já se confiam bastante no Chainlink”.