CEO da FTX e cofundador da Solana oferecem conselhos para construir ecossistemas Web3

Por 21/07/2022
21/07/2022


O ecossistema blockchain está em constante evolução, mas sempre parece haver um setor abrangente dominando em um determinado momento. Por exemplo, projetos de finanças descentralizadas (DeFi) receberam uma quantidade impressionante de financiamento de capital de risco em 2021, tornando-se o setor mais investido no ano passado. Os resultados mostram ainda que os tokens não fungíveis (NFTs) foram o segundo setor mais investido, enquanto o Web3 e a infraestrutura ficaram em terceiro.

Agora, a Web3 está provando ser o setor de investimento mais procurado na indústria de blockchain. Novas descobertas confirmam isso, mostrando que o Web3 capturou cerca de 42% de todos os negócios individuais durante o segundo trimestre deste ano, enquanto o DeFi ficou em um segundo distante, com 16%. O crescente interesse na Web3 também se tornou aparente à medida que gigantes de capital de risco como Andreessen Horowitz (a16z) fecham fundos de bilhões de dólares dedicados a investir em projetos da Web3.

A Web3 também chamou a atenção da Wing Venture Capital, uma empresa de investimentos sediada no Vale do Silício focada em empresas de tecnologia corporativa em estágio inicial. A Wing recentemente organizou um Web3 Builders Summit virtual com Sam Bankman-Fried , CEO da FTX, e Anatoly Yakovenko, cofundador da Solana, para ajudar os fundadores em estágio inicial a entender melhor as melhores práticas para a construção de ecossistemas Web3.

Zach DeWitt, sócio da Wing e anfitrião da cúpula, disse ao Cointelegraph que a empresa investe na Web3 desde 2017, mas que estruturalmente há mais capital do que nunca dedicado ao setor. “O melhor momento para investir é historicamente em mercados em baixa. Os preços estão em baixa e os turistas estão assustados”, disse ele.

No entanto, a confusão em torno da Web3 ainda permanece, pois DeWitt observou que, embora a Wing conduza muitas entrevistas com fundadores, ainda há um punhado de empresas em estágio inicial que podem não estar cientes de como construir e escalar. Diante disso, DeWitt comentou que o recente Web3 Builders Summit teve como objetivo abordar essas questões. “Queríamos que este encontro virtual se concentrasse na construção, dimensionamento e lições de fundador – coisas que a comunidade Web3 inicial pode absorver e que esperamos tornar todo o ecossistema mais forte”, observou ele. 

Aprendendo com os erros

O Web3 Builder's Summit da Wing começou com Bankman-Fried discutindo alguns dos erros que ele cometeu no início de sua carreira. “Houve muitas coisas que estragamos”, admitiu o executivo. Por exemplo, Bankman-Fried compartilhou que um momento embaraçoso para ele ocorreu quando o FTX foi lançado inicialmente, observando que, na época, ele achava que 99% do tempo de atividade seria uma grande conquista: 

“Eu pensei que isso seria muito bom, mesmo que 100% tivesse sido melhor. Mas isso não se mostrou correto, pois é incrivelmente importante que os clientes negociem sempre que quiserem negociar. Seria horrível se estivéssemos inativos por até 10 minutos todos os meses, então tivemos que voltar e retrabalhar alguns de nossos sistemas.”

Bankman-Fried também mencionou que, desde o início, a FTX estava focada fortemente na priorização de produtos, mas observou que muitos produtos que a exchange de criptomoedas lançou inicialmente não receberam tração. 

“Quando você olha para os traders institucionais, o volume de pedidos significa muito. Deveríamos ter priorizado isso antes”, disse. Bankman-Fried apontou ainda que os clientes da FTX sofreram phishing durante os primeiros dias da exchange. Ele disse que o FTX tinha recursos de segurança que poderiam ter evitado isso, mas eram opcionais. “Muitos desses recursos agora são obrigatórios porque percebemos que isso era realmente importante para nossos usuários. A segurança não pode ser opcional”, comentou.

Yakovenko, que trabalhou anteriormente na Qualcomm liderando o desenvolvimento de sistemas operacionais, disse que ajudou a desenvolver produtos como o telefone Amazon Fire e outros dispositivos que falharam anteriormente. Com isso em mente, Yakovenko explicou que pretende construir o dispositivo móvel Android da Solana Saga para um pequeno público composto pelo ecossistema de desenvolvedores Solana e a comunidade de criptomoedas. “O alvo inicial do usuário são os desenvolvedores, pessoal do núcleo duro da Solana que usa Magic Eden NFTs e DeFi. Já existem cerca de 2 milhões de usuários ativos mensais, mas nossa meta é atingir 50.000 usuários móveis ativos da Web3 daqui para frente”, disse ele.

Durante seu bate-papo ao lado da lareira, Yakovenko acrescentou que os fundadores que lançam produtos Web3 devem escolher seus parceiros de forma inteligente. Para colocar isso em perspectiva, Yakovenko explicou que se conectou com Bankman-Fried no início de sua carreira, observando que o CEO da FTX lhe disse que era necessário tornar as blockchains mais rápidas. Yakovenko explicou que os engenheiros da FTX então atacaram a rede Solana, o que levou a empresa a desenvolver o Project Serum , uma bolsa de derivativos descentralizada para Solana. “Os fundadores em estágio inicial precisam de parceiros alinhados com suas visões e que possam ajudar a executar imediatamente”, disse Yakovenko.

De acordo com DeWitt, uma das maiores conclusões do Web3 Builders Summit foi ouvir Bankman-Fried e Yakovenko discutirem seus erros. “É simplesmente incrível ver esses CEOs operarem com tanta humildade e transparência”, disse ele. DeWitt apontou ainda que Bankman-Fried e Yakovenko são rápidos em anunciar problemas de plataforma no Twitter para manter suas comunidades informadas. “O Twitter é onde está o núcleo da comunidade de criptomoedas, e é por isso que é importante que a FTX use a plataforma regularmente”, comentou Bankman-Fried.

Avaliando a cultura de contratação da Web3

O processo de contratação da Web3 também foi tema de conversa durante o Builders Summit. Essas conclusões são fundamentais, considerando que o crescimento do desenvolvedor Web3 disparou desde 2021 . Bankman-Fried inicialmente enfatizou a noção de que muitas empresas tendem a contratar mais do que subcontratar. No entanto, ele apontou que isso geralmente leva a menos produtividade a longo prazo. Ele disse:

“Ao administrar um negócio, é fácil cair em uma armadilha em que você contrata muita gente boa e acaba com uma difusão total da responsabilidade. Você então tem muitos cozinheiros na cozinha e ninguém tem certeza do que alguém deveria estar fazendo.”

Bankman-Fried também disse que as empresas não devem contratar novos funcionários, a menos que estejam entrando em uma equipe que já está bem administrada, mas tem muitas responsabilidades alocadas. “A equipe atual precisa estar na empresa há tempo suficiente para saber fazer seu trabalho. Eles também precisam ter a capacidade de gestão para ensinar alguém novo”, disse ele.

Em termos de contratação de desenvolvedores, Yakovenko compartilhou que durante o mercado de baixa de 2018-2019, isso foi difícil devido à falta de interesse em blockchains de camada 1 . “Realizamos pequenos eventos e às vezes eu era o único lá”, disse o fundador. No entanto, Yakovenko explicou que o ecossistema de desenvolvedores de Solana decolou após a incubação do Serum pela FTX em julho de 2020.

Melhores casos de uso da Web3

Embora a Web3 esteja ganhando força rapidamente, é importante reconhecer o potencial por trás de diferentes casos de uso. Por exemplo, Yakovenko explicou que os mercados NFT como Magic Eden e OpenSea de Solana estão gerando bilhões em receita a cada ano sem usar nenhum elemento da economia Web2. “Não há trocas de anúncios envolvidas ou roubo de dados do usuário”, observou ele. Yakovenko acredita que isso demonstra uma mudança fundamental na forma como as empresas podem operar avançando em termos de propriedade digital.

Yakovenko também mencionou que está se tornando crítico para os aplicativos Web3 operarem em dispositivos móveis, observando que a criptografia está “presa em desktops” há anos:

“Se você observar a maior parte das atividades e vendas que acontecem no Magic Eden e no OpenSea, verá que tudo está ocorrendo principalmente em desktops. Isso é uma loucura, considerando que todos os aplicativos agora são móveis primeiro.”

De acordo com Yakovenko, isso se deve a experiências ruins do usuário de aplicativos baseados em criptografia em dispositivos móveis. Ele disse que as lojas de aplicativos ainda não suportam cripto nativamente, observando que o recém-lançado Solana Mobile Stack visa resolver esses desafios tornando “cripto cidadãos de primeira classe em dispositivos móveis”. Yakovenko afirmou que os aplicativos Web3 construídos no Solana Mobile Stack não exigirão nomes de usuário e senhas, pois serão privacidade em primeiro lugar por padrão. “Tudo será projetado por meio de um 'adaptador de carteira móvel', que é um protocolo para conectar aplicativos da web e aplicativos Android nativos a carteiras em dispositivos móveis. Quando os desenvolvedores tiverem a oportunidade de criar experiências de usuário, veremos os aplicativos impulsionarem a adoção do Saga.”

Embora as experiências móveis da Web3 sejam atraentes, Bankman-Fried apontou que a FTX está interessada em plataformas de mídia social baseadas em blockchain. “Acho que o blockchain pode ajudar a conectar diferentes plataformas de mídia social, criando camadas unificadoras de transferência de dados”, disse ele durante seu bate-papo ao lado da lareira. Bankman-Fried também destacou esse caso de uso em um tópico detalhado no Twitter que ele postou em 16 de julho.

Impulsionando a adoção convencional para Web3

Dados recentes da Apptopia descobriram que aplicativos com “Web3” no título ou descrição disponíveis para download no iOS e/ou Google Play estão crescendo quase 5x mais rápido em 2022 do que em 2021. Mas a adoção generalizada de plataformas e aplicativos Web3 ainda está em andamento .

De acordo com Bankman-Fried, o maior obstáculo para a adoção mainstream são as blockchains escaláveis. “Precisamos obter blockchains de até um milhão de transações por segundo para suportar um bilhão de usuários”, disse ele.

Além disso, ele acredita que deve haver integrações nativas com dispositivos móveis e dispositivos de ponto de venda que possam aceitar pagamentos em blockchain. Embora esses elementos ajudem a impulsionar a adoção, Bankman-Fried também está ciente de que é necessária clareza regulatória para que esses recursos sejam alcançados. Ele disse: “Ter clareza do regulador permitirá que os investidores institucionais se envolvam neste espaço e se sintam mais confortáveis”.

Yakovenko mencionou que a adequação ao mercado de produtos é outro desafio para o crescimento da Web3, observando que tem sido desafiador para as equipes desenvolver “bons produtos que as pessoas desejam”. Embora Yakovenko esteja otimista de que a Saga irá revolucionar os dispositivos móveis, ele comentou que as recentes interrupções de rede de Solana foram o maior obstáculo a ser superado.

Enquanto Solana sofreu interrupções totais ou parciais pelo menos sete vezes nos últimos 12 meses, Yakovenko explicou que o recente lançamento 1.10 de Solana ajudou a rede a funcionar sem problemas. “Há muitas tecnologias nessa versão que ainda não ativamos para tornar a rede estável contra os ataques de congestionamento que vimos”, acrescentou.

Felizmente, a Web3 ainda está em seus estágios iniciais e tanto Bankman-Fried quanto Yakovenko estão otimistas sobre o rumo que o setor está tomando. Bankman-Fried concluiu seu bate-papo ao lado da lareira compartilhando que a FTX está focada em se tornar líder em estrutura de mercado, observando que a bolsa está atualmente trabalhando na construção disso para garantir melhorias. Ele também mencionou que a FTX está pensando em criar uma rede de pagamentos.

Quanto a Yakovenko, ele explicou que sua vitória ocorrerá quando um aplicativo Web3 se tornar tão atraente que os consumidores comprem dispositivos móveis habilitados para Web3 como resultado. “A cripto revolucionou a forma como as pessoas usam a web, pois vimos as extensões do Chrome utilizadas. Se pudermos provar isso em dispositivos móveis, isso será um divisor de águas.”

Fonte: cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS