Cardano se prepara para “Chang Hard Fork”

Por 30/08/2024
30/08/2024


A Cardano está avançando para receber sua maior atualização em dois anos, que levará a grandes mudanças na estrutura de sua rede principal, introduzindo mecanismos para que os usuários participem da governança on-chain.

Chamada de “Chang hard fork“, esta atualização é um importante marco no roadmap da Cardano, projeto lançado em 2017 pelo cofundador do Ethereum Charles Hoskinson, e está prevista desde a inclusão dos contratos inteligentes na rede, em 2021.

O Chang hard fork estava inicialmente definido para acontecer esta semana, mas Hoskinson anunciou na última sexta-feira que havia sido adiado para 1º de setembro para que algumas exchanges pudessem preparar seus sistemas.

“A mágica dos prazos é que as pessoas que não estão levando as atualizações a sério de repente dizem droga, temos que nos mexer”, escreveu Hoskinson no X (antigo Twitter).

Além de ser uma das maiores blockchains do mercado, a Cardano também é muito acompanhada pelos investidores de criptomoedas por ter o nome de Hoskinson ligado a ela, já que ele participou do lançamento do Ethereum ao lado de Vitalik Buterin em 2014, ainda que tenha saído do projeto logo depois.

Um hard fork é uma grande mudança em uma blockchain que torna as versões mais antigas inválidas, trazendo grandes mudanças para usuários e desenvolvedores, incluindo novos recursos ou correções para problemas na cadeia.

O que vai mudar na Cardano?

O principal recurso da atualização é dar à Cardano a capacidade de introduzir recursos de governança na cadeia. Aqueles que detêm ADA, o token nativo da Cardano, poderão eleger representantes (chamados de Delegate Representatives, ou dReps) e votar em propostas de melhoria, bem como futuras mudanças técnicas na blockchain.

“Isso marcará o primeiro passo em direção a uma estrutura de governança comunitária mínima viável delineada no CIP-1694, o que significa que a comunidade Cardano será responsável por manter e moldar a rede blockchain”, escreveu a Cardano Foundation, a principal organização que apoia a blockchain, em uma postagem, segundo o site CoinDesk.

O CIP-1694 é a Cardano Improvement Proposal que lidera essa atualização, introduzindo várias estruturas de governança ao ecossistema Cardano, incluindo seu Constitutional Committee, dReps e Stake Pool Operators (SPOs). Assim que o CIP-1694 for implementado, a blockchain Cardano e quaisquer mudanças feitas nela estarão nas mãos desses grupos.

A atualização Chang faz parte da Voltaire Era, a era final no roteiro atual da Cardano. Voltaire deve “fornecer as peças finais necessárias para que a rede Cardano se torne um sistema autossustentável”, diz a fundação.

 

Fonte: Portaldobitcoin

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS