BlackRock inicia ETF com tema no Metaverso

Por 24/02/2023
24/02/2023


A gigante de investimentos BlackRock (BLK) está oferecendo um fundo negociado em bolsa (ETF) que se concentrará principalmente em empresas de tecnologia expostas ao metaverso, mesmo que alguns investidores institucionais pareçam ter perdido o interesse no conceito após sua imensa popularidade durante o recente corrida de touros.

O fundo, iShares Future Metaverse Tech and Communications ETF (IVRS), investirá em empresas que devem contribuir para o metaverso em áreas como plataformas virtuais, mídia social, jogos, software 3D, ativos digitais e realidade virtual e aumentada, de acordo com ao seu site . As cinco principais empresas incluídas nas participações são Meta Platforms (META), Apple (AAPL), Nvidia (NVDIA), Netease (NTES) e Roblox (RBLX).

O interesse em construir o metaverso , um conceito cunhado pela primeira vez no romance de ficção científica de Neal Stephenson, "Snow Crash", de 1992, se expandiu nos últimos anos, com plataformas independentes como Decentraland e The Sandbox ganhando uma participação de mercado considerável.

No entanto, as atitudes gerais em relação à construção do metaverso permanecem confusas, de acordo com uma pesquisa recente da consultoria KPMG . Enquanto mais de 90% dos investidores ainda acreditam que o metaverso é a próxima fase da internet, uma grande parte dos investidores permanece cautelosa devido a questões regulatórias, de privacidade e adoção.

Enquanto grandes empresas como Microsoft (MSFT) e Meta demonstraram entusiasmo pelo metaverso durante a corrida de touros, seu financiamento de espaços sociais virtuais diminuiu em meio a um inverno criptográfico em andamento. Foi relatado que a Microsoft encerrou recentemente um projeto destinado a incentivar o uso do metaverso em ambientes industriais apenas quatro meses após sua formação. Enquanto isso, em 2022, a Meta perdeu cerca de US$ 14 bilhões em sua incipiente divisão Facebook Reality Labs (FRL), que compreende suas operações de realidade aumentada e virtual.

Ainda assim, o novo ETF provavelmente está se posicionando para o potencial de longo prazo da tecnologia, dado o momento do lançamento. "[O metaverso] neste momento é muito parecido com a internet do início dos anos 1990 ou o smartphone do início dos anos 2000. Esperamos que seja grande e muito provavelmente mude a vida cotidiana das pessoas", disse Reid Menge, co -gerente de portfólio do BlackRock Technology Opportunities Fund, em um post de blog datado de 8 de fevereiro.

O ETF tem um valor patrimonial líquido de cerca de US$ 5 milhões e é negociado na Bolsa de Valores de Nova York. Ele se concentrará principalmente em ações e não investirá diretamente em criptomoedas. No entanto, o fundo investirá em empresas que facilitam o uso de sistemas de pagamento ou ativos digitais no metaverso, conforme seu prospecto .

O novo ETF da BlackRock estará competindo com empresas como Global X Metaverse ETF (VR), Roundhill Ball Metaverse ETF (METV) e Fidelity Metaverse ETF (FMET), todos os quais tiveram valores decrescentes no ano passado.

Fonte: coindesk

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS