Os pagamentos eletrônicos, sejam eles cartões de crédito ou débito, cheques ou até transferência eletrônica, exigem o uso de uma rede financeira para transmitir informações vitais entre bancos e comerciantes. Essas redes são propriedade de instituições financeiras, bancos, por exemplo, que processam qualquer pagamento. No entanto, a incompatibilidade entre diferentes redes e um aumento de custo para usar essas redes privadas são um problema para os usuários. Se você procura alternativas, confira as vantagens de investir em criptomoeda.
Em primeiro lugar entenda que o bitcoin é uma moeda digital que trabalha online desde 2009. E, embora o bitcoin não seja novo no mercado, começou a ganhar popularidade ao longo dos últimos anos e foi alavancado em 2017, com a maior alta desde a sua criação.
Inúmeras vantagens são apontadas por investiores em relação ao bitcoin. Certamente umas delas é ser considerada uma das moedas mais valiosas do mundo! Além disso, o bitcoin é uma moeda autônoma, que não depende de bancos ou qualquer instituições financeiras para circular e, tem sido cada vez mais aceita como um tipo de pagamento gigantes online, como Overstock.com e Expedia. Fato é que a popularidade do bitcoin está aumentando diariamente entre varejistas em todo o mundo. A principal razão por trás do uso do bitcoin para pagar compras é simples: trata-se de uma maneira significativamente mais barata e rápida de fazer negócios.
Um outro positivo do bitcoin é ser completamente independente do dólar ou qualquer outra moeda. Isso significa que a moeda digital não é afetada por nenhuma crise financeira. Ao contrário, você pode até mesmo ver um aumento da sua carteira em caso de crise, pois os valores do bitcoin podem aumentar durante o enfraquecimento dos tempos econômicos. Muitas vezes os investidores apostam em bitcoins como uma forma de escapar de outros investimentos mais dependentes. Pense nisso: um investimento de 200 dólares em bitcoin em 2011 valeria bem mais de 1 milhão hoje. Isso é mais de 500.000% de retorno em apenas alguns anos.
Se você ainda tem dúvidas entenda que o valor do bitcoin não depende da robustez da economia. É claro que o bitcoin tem alguma volatilidade associada, como qualquer investimento de risco. No entanto, essa volatilidade só serviu para tornar aqueles os que já investiram ainda mais ricos do que pensavam que poderiam ser.
Simplificando, o bitcoin não é submetido a risco de inflação, enquanto todas as outras moedas do mundo são controladas pelos seus respectivos governos o que, às vezes, leva a flutuações no valor das moedas. O modelo é simples: os governos continuam a imprimir mais dinheiro, assim, quando uma moeda perde valor, seu poder de compra cai tornando os produtos mais caros. Com o bitcoin, o sistema é infinito e, portanto, não há necessidade de se preocupar com o fim do dinheiro. Até o ano de 2050, estima-se que haverá em circulação um bitcoin para atender 500 pessoas em todo o mundo.
Está convencido? Parece que se você está procurando algo diferente para se investir, o bitcoin pode ser a resposta. Estude, pesquise e invista!
Gostou das dicas? Continue conectado e fique por dentro das novidades sobre bitcoins aqui no portal