Criminosos na Suécia estão visando especificamente figuras proeminentes locais do Bitcoin, o que parece ser o resultado da facilidade de acesso a informações pessoais e endereços residenciais no país.
Relatos de veículos de mídia suecos LT e Aftonbladet vincularam roubos separados em Rönninge e Södertälje que parecem ter ocorrido sob o mesmo modus operandi. As vítimas foram amarradas e fisicamente abusadas para roubar posses de Bitcoin físicas e virtuais.
O proeminente defensor das criptomoedas Eric Wall, que atualmente atua como membro do conselho da StarkNet Foundation, destacou os incidentes em uma postagem no X (anteriormente Twitter). Wall disse que os dois casos de assalto indicam que criminosos suecos estão ativamente procurando visar usuários de Bitcoin.
"Esta segunda-feira, um casal sueco de meia-idade foi amarrado em sua casa e roubado por 4 homens mascarados. Eles foram fisicamente abusados e ameaçados com suas próprias facas de cozinha. Eles foram amarrados por horas e um teve que ser transportado para o hospital via helicóptero", escreveu Wall.
Ele observou que o objetivo do assalto era roubar o Bitcoin do casal antes de destacar o vínculo com um incidente separado onde "dois perfis bem conhecidos de Bitcoin/cripto foram visados em suas casas por homens mascarados e armados".
De acordo com Wall, as vítimas foram submetidas a abusos físicos violentos por horas em um esforço para roubar suas posses de Bitcoin mantidas em carteiras de hardware. Ele acrescentou que o primeiro incidente de criminosos visando usuários de Bitcoin ocorreu em 2022, quando "um dos mais conhecidos Bitcoiners da Suécia" teve seu apartamento invadido.
Wall também acredita que criminosos vasculham as redes sociais para identificar e visar usuários de Bitcoin ou criptomoedas. Ele afirma que um tema comum dos ataques foi que eles ocorreram logo após indivíduos terem transmitido ao vivo podcasts focados em Bitcoin e criptomoedas ou mencionado o assunto em público.
Ele também acredita que as leis de Offentlighetsprincipen (Princípio de Acesso Público à Informação) da Suécia, que dão ao público o direito de solicitar informações, incluindo endereços residenciais e registros fiscais do governo, estão se tornando um meio para os criminosos se aproveitarem dos participantes do ecossistema.
"Embora a intenção por trás dessa legislação fosse reduzir a corrupção, ela não é adequada para a sociedade moderna."
Wall acrescentou que deixou o país devido a essas leis e que a Suécia "provavelmente é um dos países menos seguros para estar ativo no setor de criptomoedas".
A lei Offentlighetsprincipen também supostamente facilita para os cidadãos pesquisarem os endereços dos residentes suecos, bem como vasculhar seus registros fiscais. Isso está sendo abusado, pois os criminosos podem determinar quanto um indivíduo pagou em imposto de renda ou imposto sobre ganhos de capital e "avaliá-los" como resultado.
Fonte: cointelegraph
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.