Para Ray Dalio, o bitcoin é como uma versão digital do ouro - mas o bilionário claramente valoriza um mais do que o outro.
“Se você colocar uma arma na minha cabeça e disser: "Só posso ter uma ”, diz Dalio. “Eu escolheria ouro.”
Dalio, que completa 72 anos no domingo, revelou em maio que possui uma quantidade não revelada de bitcoin, depois de levantar preocupações sobre criptomoedas por anos. Ainda assim, ele não está completamente vendido no conceito.
"Eu possuo uma quantidade muito pequena de bitcoin. Eu não sou um grande proprietário.", diz Dalio à CNBC Make It. "Existem certos ativos que você quer possuir para diversificar o portfólio, e o bitcoin é algo como um ouro digital."
Em 2017, Dalio deixou o cargo de co-CEO da Bridgewater Associates após transformar sua empresa no maior fundo de hedge do mundo. Ele agora atua como presidente e co-diretor de investimentos da Bridgewater e ressurgiu no mundo empresarial no ano passado, lançando a Principles, uma startup de software de gestão de pessoas.
Ele sempre foi um touro de ouro: em 2019, ele escreveu no LinkedIn que adicionar ouro pode ajudar a equilibrar o portfólio de uma pessoa porque reduz o risco e aumenta o retorno. No ano passado, Bridgewater despejou mais de US $ 400 milhões em ouro durante o segundo trimestre.
Globalmente, os bancos centrais detêm atualmente mais de 35.000 toneladas de ouro, cerca de um quinto de todo o ouro já extraído, de acordo com a Reuters. Normalmente, os bancos centrais mantêm ouro para diversificar suas reservas - e como o ouro é uma mercadoria física finita, é uma proteção natural contra a inflação.
O bitcoin também pode ajudar a se proteger contra a inflação, como disse o próprio Dalio à Coindesk em maio. Mas, se forçado a escolher entre ouro e bitcoin, ele diz que escolherá ouro devido à sua longa história como um "depósito de riqueza", ou seja, um ativo que pode ser mantido e convertido em dinheiro a uma taxa relativamente semelhante ao seu preço de compra .
Em outras palavras, a volatilidade do bitcoin é uma preocupação para Dalio - e não a única.
Na mente de Dalio, há "uma chance razoável" de que o bitcoin possa ser banido pelo governo federal. O precedente de quase um século: em 1934, o presidente Franklin D. Roosevelt assinou a Lei de Reserva de Ouro, transferindo todos os títulos e certificados de ouro de propriedade privada do país para o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.
Na época, os EUA aderiram ao padrão ouro; Roosevelt esperava impulsionar a economia do país saindo da Grande Depressão, desvalorizando o dólar. Qualquer grande desaceleração econômica ou evento inflacionário, Dalio disse ao Yahoo Finance em março, poderia levar a uma ação semelhante sobre bitcoin e outras criptomoedas de governos federais em todo o mundo.
Ele não está sozinho. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, também não é fã de criptomoedas, chamando-as de "veículos para especulação" em abril. Powell também comparou as criptomoedas ao ouro, observando que os humanos há muito há muito deram ao ouro "um valor especial que ele não tem".
Nos últimos meses e anos, muitos especialistas financeiros alertaram sobre a volatilidade da criptomoeda, recomendando que as pessoas só invistam o dinheiro que podem perder. Para Dalio, o bitcoin é apenas uma pequena peça de seu quebra-cabeça maior de investimento. “Eu apenas penso nisso como diversificação”, diz ele. “De modo geral, eu realmente não sei se o bitcoin vai subir ou descer. Eu poderia discutir os dois lados disso. ”
A chave, diz ele, é reavaliar continuamente esses investimentos - e evitar comprar mais de um ativo como o bitcoin apenas porque está temporariamente apresentando um bom desempenho. “Tenha cuidado com o que está investindo seu dinheiro”, diz ele. “E tornar a diversificação global, não apenas nos Estados Unidos.”
Na tarde de quarta-feira, um bitcoin estava avaliado em cerca de $ 39.000, abaixo de sua alta de meados de abril de cerca de $ 63.000, de acordo com o rastreador de criptomoedas Coindesk. Uma onça de ouro vale atualmente $ 1.800, ligeiramente acima dos $ 1.776 no mesmo período.
Fonte: cointelegraph
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.