Bitcoin: Guia básico para iniciantes!

Por 07/05/2021
07/05/2021


O que é Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda virtual, descentralizada e não necessita de terceiros para funcionar.

Quando se faz uso dessa moeda, você se torna independente de grandes corporações ou governos para movimentar o seu dinheiro.

Foi a primeira criptomoeda criada e funciona sem qualquer interrupção, baseada em uma grande rede com uma alta segurança, chamada de Blockchain.

Ela fornece aos usuários a capacidade de enviar e receber dinheiro digital. O que a torna tão atraente é o fato de não poder ser censurada, fundos não podem ser gastos mais de uma vez e as transações podem ser feitas a qualquer momento, de qualquer lugar.

Satoshi Nakamoto é o pseudônimo utilizado pela pessoa ou pessoas que criaram essa moeda virtual e sua primeira transação foi realizada no dia 22 de maio de 2010, mais conhecido como “Bitcoin Pizza Day”.

O que torna a Bitcoin valiosa?

A Bitcoin é descentralizada, resistente à censura, segura e sem fronteiras. Essas qualidades, tornaram a Bitcoin atraente para diversos casos de uso, como por exemplo: remessas e pagamentos internacionais, em que os indivíduos não querem revelar suas identidades (como acontece com o uso de cartões de débito ou crédito). Muitos não gastam suas bitcoins, preferindo mantê-las a longo prazo (ação conhecida como hodling).

A Bitcoin foi apelidada de ouro digital, devido ao fornecimento finito de moedas disponíveis. Alguns investidores veem a Bitcoin como uma reserva de valor, devido à escassez e dificuldade de produção, foi comparada a metais preciosos como ouro ou prata.

Os Holders acreditam que essas características a tornam um meio ideal para armazenar valores por longos períodos. Eles acreditam que o valor da Bitcoin continuará aumentando com o passar do tempo.

Como funciona o Bitcoin?

A criptografia é a base do sistema, pois é ela que garante que todas as transações sejam realizadas de maneira segura e totalmente anônima. Ela modifica uma mensagem original em um código, o qual somente o proprietário será capaz de decodificar e para que a informação seja acessada é necessário que as duas partes tenham a chave do algoritmo.

Os mineradores são os responsáveis pelo processamento das transações, verificando e validando a operação. São eles que conectam as duas carteiras digitais envolvidas no processo.

Vamos fazer uma breve ilustração: quando Alice faz uma transação para Bob, ela não está enviando fundos da maneira convencional. Não é como o equivalente digital de entregar notas de dólar. É como se ela estivesse escrevendo em uma folha de papel (que todo mundo pode ver) que está dando dólares para Bob. Quando Bob for enviar esses mesmos fundos para Carol, Carol pode confirmar que Bob possui os fundos, consultando a folha de papel.

exemplos de transações

Essa "folha" é um tipo específico de banco de dados chamado de blockchain. Todos os participantes da rede têm uma cópia idêntica armazenada em seus dispositivos. Os participantes se conectam para sincronizar novas informações.

Quando um usuário faz um pagamento, ele o transmite diretamente para a rede peer-to-peer, não há um banco ou instituição centralizada para processar as transferências. Para adicionar novas informações, a blockchain da Bitcoin usa um mecanismo especial chamado de mineração. É através desse processo que novos blocos de transações são registrados na blockchain.

O que é blockchain?

Blockchain é uma tecnologia de registro append-only: ou seja, dados podem ser apenas adicionados à ela. Depois que as informações são adicionadas, é extremamente difícil modificá-las ou removê-las. A blockchain aplica essa propriedade incluindo, em todos os blocos subsequentes, um vínculo ao bloco anterior.

Esse vínculo é na verdade um hash do bloco anterior. Hashing envolve a passagem de dados através de uma função unidirecional para produzir uma “impressão digital” exclusiva de uma entrada específica (input). Se o input for modificado, mesmo que ligeiramente, a impressão digital será completamente diferente. Como os blocos são organizados em cadeias, não há como editar um input antiga sem invalidar os blocos seguintes. Essa estrutura é um dos componentes que tornam a blockchain segura.

Como funciona a mineração da Bitcoin?

Ao minerar, os participantes adicionam blocos à blockchain. Para isso, eles devem dedicar muito poder computacional à resolução de um quebra-cabeça criptográfico. Como incentivo, existe uma recompensa disponível para quem propõe um bloco válido. Se alguém tentar trapacear com um bloco inválido, a rede irá rejeitá-lo imediatamente e o minerador não poderá recuperar os custos de mineração.

A recompensa é composta de dois componentes: comissões associadas às transações e o subsídio por bloco. O subsídio do bloco é a única fonte de “novas” bitcoins. A cada bloco minerado, uma quantidade definida de moedas é adicionada ao fornecimento total.

Quanto tempo leva para minerar um bloco?

O protocolo ajusta a dificuldade da mineração, de modo que leva aproximadamente dez minutos para encontrar um novo bloco válido. Nem sempre os blocos são minerados em exatamente dez minutos após o anterior – o tempo necessário varia em torno deste valor.

Como compro e o que posso comprar com Bitcoin?

Você pode comprar com cartão de crédito/débito ou em mercados peer-to-peer.

Se pode comprar muitas coisas com Bitcoin, mas neste momento, ainda pode ser difícil (embora não impossível) localizar comerciantes e lojas físicas que aceitam Bitcoin. No entanto, você pode encontrar sites que vendem cartões-presente para outros serviços ou que aceitam pagamentos em Bitcoin.

Alguns exemplos do que você pode comprar com Bitcoin: passagens de avião, hospedagem em hotéis, imóveis, comida e bebida, roupas, assinaturas, entre outros. 

E o que eu faço se eu perder minhas Bitcoins?

Como não existe um banco envolvido, você é responsável por manter suas moedas seguras. Alguns preferem armazená-las em exchanges, enquanto outros assumem a custódia usando uma (ou mais) das várias opções de carteiras. Se você usa uma carteira, é extremamente importante que você anote sua seed phrase para poder restaurá-la caso necessário.

Posso reverter transações de Bitcoin?

Depois que os dados são adicionados à blockchain, não é fácil removê-los, ou seja, é praticamente impossível. Isso significa que, quando você faz uma transação, ela não pode ser desfeita. Você deve sempre verificar duas vezes, três vezes e ter certeza de que está enviando seus fundos para o endereço correto.

Como posso armazenar Bitcoin?

Existem muitas opções para armazenamento de moedas, cada uma com suas vantagens e desvantagens.

Você pode armazenar suas moedas em uma carteira de Bitcoin, isto é, uma carteira não armazena suas moedas de forma direta. Ela possui chaves criptográficas que as desbloqueiam na blockchain. Você tem duas principais opções para esse tipo de armazenamento: as hot wallets e as cold wallets.

Uma "hot wallet" é um software que se conecta de alguma forma à Internet. Geralmente, ele assume a forma de um aplicativo de celular ou de computador que permite o envio e recebimento de moedas com facilidade. Por estarem conectadas à rede, as hot wallets são geralmente mais convenientes para realização de pagamentos, mas também são mais vulneráveis a ataques. Um exemplo de aplicativo fácil de usar e com suporte para muitas moedas é a Trust Wallet.

As "cold wallets" são carteiras de criptomoedas que não são expostas à Internet. Elas são menos propensas a ataques pois não há um vetor de ataque online mas, consequentemente, costumam proporcionar uma experiência menos prática ao usuário. Alguns exemplos são carteiras de hardware ou carteiras de papel (paper wallets).

Quanto tempo leva para minerar uma Bitcoin?

A rapidez com que você pode minerar uma moeda depende da quantidade de eletricidade e da taxa de hash disponível. Você também deve considerar os custos reais de operar um dispositivo de mineração.
Para ter uma ideia da receita gerada pela mineração de Bitcoin, é recomendável usar uma calculadora de mineração para estimar os custos.

Nos conte nos comentários o que você achou das dicas. 

 

Por: Sophia Müller

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.

 


COMENTÁRIOS