Steve Hanke é um economista estadunidense e professor da John Hopkins, que é uma das universidades mais renomadas do mundo.
Numa publicação recente no Twitter, o professor não poupou críticas ao Bitcoin. Assim, em poucas linhas, ele definiu os investidores de Bitcoin (BTC) como “otários”.
Além disso, Hanke associou o Bitcoin às pessoas que possuem pouca instrução financeira.
“Uma pesquisa conduzida pelo Banco Central do Canadá mostra que os canadenses com baixa instrução financeira são duas vezes mais propensos a comprar Bitcoin do que as outras pessoas. Isso prova aquele velho ditado de que ‘um otário nasce a cada minuto do dia’.”
Na publicação, o professor replicou um artigo intitulado “A instrução financeira do Bitcoin e o crypto Twitter”. O “crypto Twitter” é um termo comumente utilizado no exterior para descrever a comunidade dos entusiastas de criptomoedas no Twitter.
Dessa maneira, é possível deduzir que o economista é extremamente contrário ao investimento em Bitcoin.
Além disso, não é possível afirmar que a pesquisa produz uma ideia obrigatória de causa e efeito sobre o Bitcoin e a falta de conhecimentos financeiros. Logo, o fato de que as pessoas com menos instrução financeira são atraídas pelo Bitcoin não significa que esse investimento é, necessariamente, ruim.
Outro ponto importante é o de que a afirmação de Hanke não corresponde exatamente aos resultados da pesquisa.
O estudo afirma que 4% dos canadenses com nível de conhecimento financeiro alto compram criptomoedas. No mais, 8% daquelas pessoas com instrução financeira menor compram criptomoedas.
Dessa maneira, a pesquisa se refere às criptomoedas, como um todo, mas não especifica o Bitcoin.
A maior parte das reações ao comentário de Hanke é composta por críticas à visão do professor:
“Eu sou um analista financeiro com MBA, já investi em opções no mercado financeiro e administrei um fundo patrimonial. Porém, eu seria classificado como alguém com ‘pouco conhecimento financeiro’ nessa pesquisa.”
“Como um professor, essa é a forma como você ensina os seus alunos a comprovar teorias?”
“Não vejo como isso poderia beneficiar o Banco Central do Canadá. Isso é perfeitamente legítimo.
A questão mostra o quão pouco os estatísticos conhecem o valor da descentralização monetária. Pode ser que eles saibam, mas estão com muito medo de admitir isso publicamente.
Vocês são todos palhaços.”
Finalmente, vale ressaltar que Steve Hanke pertence a uma linha de pensamento libertária da economia. O libertarianismo pode ser compatível com o investimento em criptomoedas, na visão de alguns dos seus adeptos.
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.