O Bitcoin deu um salto de quase US $ 3.000 em minutos, quando surgiram relatórios de que a Tesla havia comprado US $ 1,5 bilhões em BTC. Um documento junto ao regulador dos Estados Unidos, a Securities and Exchange Comission (SEC), mostra que a empresa planeja comprar US $ 1,5 bilhões em Bitcoin.
A fabricante de Palo Alto, Califórnia, do CEO Elon Musk, disse em um documento na segunda-feira que apostou no Bitcoin depois de atualizar sua política de investimento no mês passado para permitir a compra de ativos digitais, bem como ouro em barras e fundos negociados em bolsa de ouro.
"Em janeiro de 2021, atualizamos nossa política de investimento para nos fornecer mais flexibilidade para diversificar ainda mais e maximizar o retorno sobre nosso caixa que não é necessário para manter a liquidez operacional adequada. Como parte da política, que foi devidamente aprovada pelo Comitê de Auditoria de nosso Conselho de Administração, podemos investir uma parte desse dinheiro em certos ativos de reserva alternativos, incluindo ativos digitais, barras de ouro, fundos negociados em bolsa de ouro e outros ativos conforme especificado.
Depois disso, investimos um total de US $ 1,50 bilhão em Bitcoin sob esta política e podemos adquirir e manter ativos digitais de tempos em tempos ou de longo prazo. Além disso, esperamos começar a aceitar Bitcoin como forma de pagamento por nossos produtos em um futuro próximo, sujeito às leis aplicáveis e inicialmente de forma limitada, que podemos ou não liquidar após o recebimento."
A adoção do Bitcoin pela principal fabricante de carros elétricos, a Tesla, confere maior legitimidade às moedas eletrônicas, que se tornaram um bem mais comum nos últimos anos, apesar do ceticismo de alguns.
A adoção de uma moeda digital se encaixa na imagem independente de Musk, que revolucionou a indústria automotiva com veículos movidos a bateria e perturbou o mercado de ações com a ascensão das ações ao índice S&P 500 no ano passado.
Musk tuitou com frequência sobre tópicos relacionados à criptomoeda e, no início deste mês, chamou o Bitcoin de “uma coisa boa” em uma entrevista. A Dogecoin, a criptomoeda outrora irônica, bateu um recorde na segunda-feira depois que Musk, o rapper Snoop Dogg e o baixista do Kiss, Gene Simmons, todos tuitaram sobre isso.
Musk flerta com o Bitcoin há anos e, em dezembro, postou no twitter uma imagem sugestiva indicando que ele é tentado pelo token. Ele também perguntou sobre a conversão de “grandes transações” do balanço patrimonial da Tesla em Bitcoin em uma conversa no twitter com Michael Saylor, CEO da MicroStrategy e um importante incentivador da moeda digital. Em uma série de tweets, Saylor encorajou o bilionário a transferir dólares do fabricante de carros elétricos para o Bitcoin e "fazer um favor de US $ 100 bilhões aos seus acionistas".