A Binance Smart Chain (BSC) é um hard fork do protocolo Go Ethereum (Geth). Sendo assim, apresenta muitas similaridades em relação à blockchain Ethereum. No entanto, os desenvolvedores da BSC fizeram mudanças significativas em algumas áreas importantes. A maior diferença está no mecanismo de consenso da BSC, que permite transações mais rápidas e baratas.
O número de endereços ativos também é uma importante métrica on-chain. Apesar de ser uma blockchain mais recente, a BSC registrou um máximo de 2.105.367 endereços em 7 de junho de 2021 - mais do que o dobro do recorde histórico da Ethereum, de 799.580 endereços em 9 de maio de 2021.
E qual será a razão do grande e repentino crescimento da BSC? Alguns dos principais fatores são tempos de confirmação mais rápidos e taxas mais baixas. O crescimento da BSC também está relacionado ao crescente "hype" em torno dos NFTs e à compatibilidade com carteiras de criptomoedas populares, como a Trust Wallet e a MetaMask.
A atualização da Ethereum cria um novo mecanismo de precificação com uma taxa básica por bloco. A taxa básica muda de acordo com a demanda por transações, removendo a necessidade de definição do preço do Gas por parte dos usuários.
Historicamente, as taxas de Gas da Ethereum têm sido muito mais altas do que as taxas da BSC. A média mais alta foi de US$ 68,72, registrada em maio de 2021. Essa tendência começou a mudar, mas a Ethereum ainda é a mais cara.
Medir o tempo médio de transações em blockchains pode ser complicado. Tecnicamente, uma transação é concluída depois que os mineradores validam o respectivo bloco da transação. No entanto, outros aspectos podem afetar o tempo de espera:
Ao analisar as estatísticas do Gas para a Ethereum, podemos ver que o tempo de transação varia de 30 segundos a 16 minutos. Esses números levam em consideração as transações bem-sucedidas, mas não os requisitos de confirmações extras.
Por exemplo, se depositar ETH (ERC-20) em sua conta da Binance, você deverá aguardar 12 confirmações de rede. Com uma média de 1 bloco minerado a cada 13 segundos, conforme o diagrama abaixo, isso adicionaria 156 segundos extras ao depositar ETH em sua carteira spot.
Na BSC, o tempo médio por bloco é de 3 segundos. Quando comparamos isso com os 13 segundos da Ethereum, observamos uma melhora na velocidade de aproximadamente 4,3 vezes.
É claro que existem muitas semelhanças entre a Binance Smart Chain e a Ethereum. Em parte, é isso que facilitou a migração de usuários da Ethereum para experimentar e começar a usar a BSC. Porém, apesar das semelhanças, a BSC adotou mudanças interessantes para melhorar o desempenho e a eficiência da rede. O mecanismo de consenso Proof of Staked Authority (PoSA) permite que os usuários desfrutem de transações de blockchain ainda mais rápidas e baratas.