O banco central Europeu divulgou um segundo relatório sobre o avanço da fase de investigação do seu projeto de emissão de uma versão digital da moeda comum europeia. O documento apresenta um conjunto de opções de design e distribuição, recentemente endossadas pelo seu Conselho de Governadores, e define os papéis do BCE e dos participantes no mercado no ecossistema do euro digital.
Assim como as cédulas de hoje, um euro digital seria um passivo no balanço do Eurosistema, a autoridade monetária da zona do euro composta pelo BCE e pelos bancos centrais nacionais dos estados membros. Portanto, o Eurosistema deve ter controle total sobre a emissão e liquidação do euro digital, explica o regulador.
Intermediários supervisionados, como instituições de crédito e provedores de serviços de pagamento, distribuirão o euro digital para usuários finais - indivíduos, comerciantes e empresas - abrirão carteiras digitais de euro, processarão pagamentos e fornecerão outros serviços relacionados. A realização de verificações de conhecimento do cliente e anti-lavagem de dinheiro também fará parte de suas responsabilidades. O BCE também enfatiza:
O pagamento em euros digitais deve ser sempre uma opção, independentemente da entidade junto da qual os utilizadores finais abram contas ou carteiras digitais em euros e do seu país de origem.
A fase de investigação do projeto do euro digital foi lançada em 2021. O BCE emitiu seu primeiro relatório de progresso em setembro de 2022. O trabalho em um livro de regras para o esquema de distribuição deve começar em janeiro. O Conselho de Administração do banco central revisará os resultados da pesquisa no outono de 2023 e decidirá se deve prosseguir para uma fase de realização, detalhou um anúncio.
Fonte: news.bitcoin
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.