BC aprova participação de Mercado Bitcoin, Mastercard e Genial no piloto do Real Digital

Por 23/06/2023
23/06/2023


O Banco Central (BC) publicou que outros dois consórcios foram aprovados para participar do projeto piloto do Real Digital. Um deles é liderado pelo Mercado Bitcoin (MB), e conta com Mastercard, CERC, Sinqia e Genial Investimentos, e foi aprovado após o BC admitir um recurso amplo apresentado pelo consórcio. O segundo grupo a ser incluído é composto por Caixa, Elo e Microsoft.

De volta ao Real Digital

A lista dos consórcios aprovados para participar do piloto do Real Digital foi divulgada no dia 24 de maio, e parte do mercado ficou surpresa quando o nome do Mercado Bitcoin não estava entre os participantes. O motivo da surpresa foi a participação ativa do MB nas reuniões técnicas envolvendo o desenvolvimento da versão digital do real, que criaram a expectativa de que sua aprovação era uma certeza.

“O consórcio liderado pelo MB Instituição de Pagamento teve participação ativa no projeto do Real Digital e sempre esteve próximo ao BC em suas ações ativas e inovadoras sobre o uso de tecnologia. Além disso, temos a autorização para atuar com Instituição de Pagamento (IP), que nos leva a ser regulados por eles e nos aproxima ainda mais”, afirma Fabricio Tota, Diretor de Novos Negócios do MB.

Em comunicado encaminhado ao Cointelegraph Brasil, o Mercado Bitcoin esclarece que o consórcio está aguardando os próximos passos, dada sua aprovação recente.

Mais empresas "cripto nativas"

A aprovação do MB no piloto do Real Digital acrescenta mais uma empresa nativa do mercado de criptomoedas no projeto. Dentre as 48 empresas aprovadas em maio, divididas em 14 diferentes consórcios, apenas 4 são empresas nascidas no mercado de ativos digitais: Foxbit, nTokens, Parfin e Hamsa.

Isso não impede, porém, que mais empresas da indústria blockchain participem do Real Digital, ainda que fora do piloto. Conforme noticiado,o BC afirmou que “todas as instituições que tenham atuação direta ou indireta no mercado financeiro estão convidadas a colaborar com o desenvolvimento do Real Digital”. Isso inclui empresas como Liqi, Vórtx QR e Capitual, que não foram aprovadas para o piloto.

Fonte: cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS