A equipe de pesquisa global do Bank of America (BOA) publicou um relatório sobre criptomoedas globais, ativos digitais e moedas digitais do banco central (CBDCs) no início desta semana. O banco escreveu:
As moedas digitais parecem inevitáveis. Vemos livros contábeis distribuídos e moedas digitais, como CBDCs e stablecoins, como uma evolução natural dos sistemas monetários e de pagamento atuais.
“Nossa visão é que os CBDCs que alavancam a tecnologia de contabilidade distribuída têm o potencial de revolucionar os sistemas financeiros globais e podem ser o avanço tecnológico mais significativo na história do dinheiro”, descreveu a BOA.
O relatório explica que atualmente existem 114 bancos centrais explorando CBDCs, representando 58% dos países globalmente e mais de 95% do PIB global. Ele também observa que as moedas digitais do banco central “não mudam a definição de dinheiro, mas provavelmente mudarão como e quando o valor será transferido nos próximos 15 anos”.
De acordo com o Bank of America, “as emissões de CBDC pelos bancos centrais parecem inevitáveis por três razões”. Em primeiro lugar, eles “podem aumentar a eficiência dos pagamentos e transferências transfronteiriços e domésticos”. Além disso, “podem diminuir o risco de os bancos centrais perderem o controle monetário” e “aumentar a inclusão financeira”.
O relatório do Bank of America acrescenta que “o setor privado é fundamental para o desenvolvimento e emissão de CBDC”, elaborando:
Bancos centrais e governos não podem construir novos sistemas financeiros baseados apenas na tecnologia de contabilidade distribuída e indicaram que alavancarão o setor privado para impulsionar a inovação de ativos digitais. Esperamos que os beneficiários do setor privado surjam em todas as fases da implementação da CBDC.
Por exemplo, o relatório observa que os governos podem “conceder contratos a empresas de pagamentos e consultoria em troca de expertise”.
O Bank of America também apontou alguns riscos. “A emissão e adoção de CBDC também podem aumentar a frequência de execuções bancárias se não forem projetadas adequadamente”, alertou o banco, acrescentando que “durante tempos de estresse no sistema bancário, as pessoas podem sacar depósitos e trocá-los por CBDCs, visto que não há risco de crédito ou liquidez se distribuído com as abordagens direta e híbrida, aumentando os riscos de estabilidade financeira.” O relatório conclui:
No entanto, os bancos centrais podem mitigar esse risco introduzindo limites de titularidade da CBDC, de forma temporária ou permanente.
Fonte: news.bitcoin
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.