Os bancos da Alemanha estão planejando permitir que os clientes invistam nas principais moedas digitais, como Bitcoin (BTC) e Ether (ETH), diretamente de contas correntes.
Bancos de poupança em países de língua alemã, também conhecidos como Sparkassen, estão trabalhando em um projeto piloto para lançar uma carteira e exchange de criptomoedas internas no próximo ano, informou a revista de negócios local em 13 de dezembro.
O projeto está sujeito à aprovação dos comitês da Sparkasse no início do próximo ano, enquanto a associação bancária pretende desenvolver serviços relacionados no início de 2022.
Um porta-voz da Associação Alemã de Bancos de Poupança confirmou a notícia, afirmando:
"Cada vez mais consumidores estão interessados em cripto-ativos. Um em cada dez clientes dos Bancos de Poupança Alemães afirma que possui ou já possuiu cripto-ativos. Considerando suas expectativas, o Savings Banks Finance Group tem que olhar para os cripto-ativos, também."
O representante acrescentou que um grupo de especialistas do provedor de serviços de TI alemão S-Payment está agora "explorando maneiras de fornecer uma opção de armazenar cripto-ativos com segurança em uma carteira para clientes selecionados."
Um projeto piloto correspondente deve começar primeiro com bancos de poupança individuais, com cada um dos 370 Sparkassen decidindo de forma independente se deve ou não introduzir o comércio de cripto. De acordo com fontes, vários bancos já expressaram interesse significativo na plataforma de criptomoedas.
Sparkassen são bancos comerciais que operam bancos de poupança em países de língua alemã em uma estrutura descentralizada, com cada banco operando de forma independente. Com cerca de 50 milhões de clientes, as caixas econômicas mantêm, segundo relatos, 1 trilhão de euros (US $ 1,2 trilhão) em ativos totais.
A Alemanha emergiu como um dos países mais amigáveis à criptomoeda do mundo, com a Autoridade de Supervisão Financeira Federal emitindo uma licença comercial de criptomoedas para o braço da Coinbase na Alemanha no início deste ano. A exchange alemã Deutsche Boerse também listou mais de 20 produtos de criptomoedas negociados em sua exchange, Xetra.