O Banco Nacional do Cazaquistão (NBK) anunciou a conclusão bem-sucedida da segunda etapa de testes da plataforma para sua moeda digital do banco central (CBDC). Os resultados dos ensaios e do estudo sobre a necessidade da nova versão do fiduciário nacional, o tenge, foram apresentados num whitepaper publicado pelo regulador.
A primeira fase do piloto foi realizada entre julho e dezembro de 2021, quando um protótipo foi desenvolvido para examinar a viabilidade do conceito CBDC, detalhou um anúncio , citado pela RBC Crypto. Na segunda etapa, de janeiro a dezembro de 2022, a plataforma foi ajustada e começaram os testes com players e usuários do mercado financeiro.
Segundo o banco, a pesquisa confirmou que a tenge digital é um projeto viável. Uma vez introduzido, o CBDC pode aumentar a disponibilidade de serviços financeiros, inclusive por meio de um recurso que permite transações off-line, bem como a oferta de novos produtos e serviços. Uma pesquisa entre consumidores indicou que a maioria usaria a moeda.
NBK adicionará participantes e lançará novos serviços na próxima fase do projeto CBDC
A terceira fase de implementação da moeda digital nacional terá início em janeiro e continuará ao longo de 2023. No próximo ano, os desenvolvedores planejam apresentar uma solução para uso comercial. Durante a quarta fase, com término previsto para dezembro de 2025, o NBK convidará mais participantes e lançará serviços adicionais.
Em outubro, o fundador e CEO da Binance, Changpeng Zhao, anunciou no Twitter que o NBK planeja usar o Bnb Chain para a implantação da tenge digital. A maior plataforma de negociação de criptomoedas do mundo recebeu licença para operar como provedora de serviços de câmbio e custódia de ativos digitais no Astana International Financial Center ( AIFC ), o centro financeiro do país.
As autoridades do Cazaquistão, que se tornou um importante centro de mineração desde que a China reprimiu o setor em 2021, também estão trabalhando para regulamentar de forma mais abrangente as atividades relacionadas à cripto. No início de dezembro, a câmara baixa do parlamento, os Mazhilis, aprovou um projeto de lei específico que, além da mineração, aborda o comércio de criptomoedas e a tributação.
Fonte: news.bitcoin
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.