O Banco da Tailândia divulgou planos para permitir que bancos virtuais operem no país pela primeira vez. As empresas financeiras poderão fornecer serviços até 2025, mostra um relatório da Bloomberg.
O “Documento de consulta sobre a estrutura de licenciamento de banco virtual” publicado pelo banco central diz que os aplicativos estarão disponíveis no final de 2023, permitindo que os bancos virtuais atuem como provedores de serviços financeiros. O movimento se concentra em aumentar a concorrência e impulsionar o crescimento econômico da Tailândia.
O Banco da Tailândia emitirá três licenças diferentes para empresas interessadas até 2024. Existem pelo menos 10 partes interessadas em conceder permissões, afirma o relatório.
Os regulamentos e a supervisão dos bancos virtuais serão os mesmos dos bancos comerciais tradicionais sob a estrutura de licenciamento. Além disso, os candidatos qualificados precisarão atender a certos requisitos. O banco central também observou:
“Os bancos virtuais não devem iniciar uma corrida ao fundo do poço por meio de empréstimos irresponsáveis, dar tratamento preferencial a partes relacionadas, nem abusar da posição dominante no mercado, o que representará riscos à estabilidade financeira, aos depositantes e aos consumidores como um todo.”
Segundo o banco central, os bancos virtuais passarão por uma “fase restrita” durante os primeiros anos de operação, o que inclui monitoramento de perto para prevenir riscos financeiros sistêmicos. A Comissão de Valores Mobiliários da Tailândia anunciou recentemente planos para endurecer as regras para criptomoedas, com o objetivo de expandir a proteção do investidor. Um conjunto estrito de diretrizes para anúncios criptográficos também está sendo desenvolvido pela autoridade.
A Tailândia recentemente firmou um acordo de cooperação tecnológica com a Hungria para apoiar a adoção da tecnologia blockchain, em meio a um rápido crescimento da demanda por pagamentos móveis, comércio eletrônico e criptomoedas no país, informou o Cointelegraph.
O país viu uma série de desenvolvimentos relacionados à cripto em 2022, incluindo planos para pilotar uma moeda digital do banco central para cerca de 10.000 usuários. A Tailândia está em oitavo lugar no Índice Global de Adoção de Criptomoedas pela empresa de análise Chainalysis.
Fonte: cointelegraph
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.