Banco da Rússia visa o lançamento total do rublo digital em 2024

Por 15/08/2022
15/08/2022


O Banco Central da Federação Russa (CBR) publicou recentemente um projeto de documento que estabelece as principais direções para sua política monetária nos próximos três anos. O documento revela que um dos principais objetivos do regulador será a introdução de uma versão digital da moeda fiduciária nacional, o rublo, e diz:

Em 2024, o Banco da Rússia começará a conectar gradualmente todas as instituições de crédito à plataforma digital do rublo e aumentará o número de opções de pagamento e transações disponíveis usando contratos inteligentes.

Embora a implementação em larga escala do rublo digital comece em dois anos, alguns de seus recursos, como o modo offline, bem como a conexão de organizações e trocas financeiras não bancárias, são esperados em 2025, o russo O site de notícias de criptomoedas Bits.media informou, citando o banco.

A abordagem em fases para a introdução da moeda digital do banco central (CBDC) permitirá que os participantes do mercado se adaptem às novas condições, enfatizou o CBR. O banco também observou que, se necessário, certas restrições podem ser impostas, como limitar a quantidade de rublos digitais que podem ser mantidos em uma única carteira ou fixar um valor máximo que pode ser transferido em cada transação.

Os críticos alertaram que a CBDC pode ameaçar a estabilidade do sistema bancário, mas o Banco da Rússia não espera uma saída em larga escala de fundos de depósitos bancários, pois as instituições financeiras tradicionais atraem capital oferecendo pagamentos de juros e programas de bônus. Para os bancos russos, o rublo digital deve servir como “um incentivo adicional para aumentar a atratividade das contas bancárias”, acrescentou o CBR.

Manter dinheiro em contas bancárias tem certas vantagens em relação ao armazenamento de dinheiro em carteiras digitais, pois o antigo acumula renda, elaborou o banco central. É por isso que o Banco da Rússia não pretende pagar juros sobre as participações em rublos digitais em sua plataforma CBDC.

O cronograma mais recente para o rublo digital vem após uma declaração oficial anterior que indicava que o CBR está acelerando o cronograma do projeto. Em junho, a vice-governadora Olga Skorobogatova anunciou que um roteiro para a implementação completa da nova forma da moeda nacional é esperado até o final de 2023.

O CBR também está se preparando para iniciar os testes com transações reais e usuários em abril do próximo ano, antes do planejado inicialmente. Em maio, Skorobogatova admitiu que as sanções financeiras impostas pelo Ocidente sobre a invasão militar da Ucrânia pela Rússia desempenharam um papel na decisão do banco de acelerar o desenvolvimento da CBDC.

Fonte: news.bitcoin

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS