O Banco Central da Rússia planeja lançar operações de teste com transações digitais de rublos entre clientes reais no início de abril. Mais de uma dúzia de bancos se juntarão à próxima etapa do projeto piloto, anunciou um representante de alto escalão do banco à mídia russa.
Autoridade Monetária da Rússia testará pagamentos reais com rublo digital
O Banco Central da Federação Russa (CBR) passará para a próxima fase do projeto piloto do rublo digital no primeiro dia de abril. O teste envolverá transações reais com a nova forma do fiduciário nacional, disse a vice-governadora Olga Skorobogatova a jornalistas.
O plano é começar com transferências entre particulares e pagamentos entre empresas de comércio e serviços, detalhou o responsável máximo. Skorobogatova enfatizou que serão “transações reais” e “clientes reais” de 13 bancos que estão prontos para participar.
No entanto, ela também observou que o número inicial dessas transações, bem como o número de clientes participantes, será limitado. Clientes comuns não poderão participar dos testes no primeiro estágio, disse o banqueiro à margem do fórum Cybersecurity in Finance em Yekaterinburg.
Citado pela agência de notícias Tass, Skorobogatova detalhou que, ao concluir os testes, o regulador poderá determinar como escalar o uso de sua moeda digital do banco central (CBDC). Ela também comentou que os bancos participantes passaram em todos os testes técnicos e operacionais para entrar nos testes em 1º de abril.
O projeto do rublo digital foi anunciado em outubro de 2020 e um protótipo da plataforma CBDC foi finalizado em dezembro de 2021. A fase piloto foi lançada em janeiro de 2022. Um projeto de lei sobre o rublo digital foi arquivado na câmara baixa do parlamento russo em janeiro passado , e o CBR tem como objetivo o lançamento completo da moeda digital nacional em 2024.
Sob pressão das sanções ocidentais, a Rússia intensificou os esforços para finalizar sua CBDC. A abertura de carteiras digitais de rublos já foi testada e os planos para o futuro incluem o uso da moeda emitida pelo estado para fazer pagamentos de serviços públicos, a implementação de contratos inteligentes e a introdução de transações offline.
Fonte: news.bitcoin