Banco da Indonesia se prepara para emitir rupias digitais como moeda legal para pagamentos digitais

Por 31/07/2022
31/07/2022


A autoridade monetária da Indonésia está avançando com um projeto para emitir uma versão digital do decreto nacional para transações de atacado. Ela planeja lançar o design conceitual da futura rupia digital até o final de 2022, revelou o governador Perry Warjiyo em um briefing na quinta-feira. Citado pela Bloomberg, ele elaborou:

O princípio da rupia digital será o mesmo do papel-moeda, que será a única moeda legal para transações digitais na Indonésia.

O Bank Indonesia estuda o possível lançamento de sua moeda digital do banco central (CBDC) desde o ano passado. Sua principal intenção é antecipar a adoção global da criptomoeda como método de pagamento, observa o relatório.

As autoridades monetárias de outras nações da região também estão procurando implementar a tecnologia blockchain para melhorar as transferências e liquidações, incluindo os bancos centrais das Filipinas e da Austrália, que também estão considerando moedas digitais no atacado.

Austrália, Cingapura, Malásia e República da África do Sul anunciaram testes de pagamentos transfronteiriços com CBDCs no outono passado. Os bancos centrais desses países disseram que o objetivo de sua cooperação era desenvolver plataformas compartilhadas para transações internacionais usando diferentes moedas digitais emitidas pelo Estado.

O Bank Indonesia está atualmente explorando opções de tecnologia com contrapartes e trabalhando nos recursos de segurança cibernética da rupia digital. Uma vez emitida, a CBDC será distribuída a grandes bancos e provedores de serviços de pagamento, que por sua vez venderão rupias digitais para instituições bancárias menores para várias transações de varejo.

Wellian Wiranto, economista do Oversea-Chinese Banking Corp em Cingapura, explicou que isso será feito para evitar uma potencial desintermediação dos bancos, especialmente em tempos de crise, ou o risco de as famílias optarem por bancar diretamente com a central “livre de risco”. banco em vez de bancos comerciais.

Fonte: news.bitcoin

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS