O banco central da Noruega atingiu um marco importante nos esforços de moeda digital, liberando o código-fonte aberto para a sandbox de moeda digital do banco central do país (CBDC).
Disponível no GitHub, o sandbox foi projetado para oferecer uma interface para interagir com a rede de teste, permitindo funções como cunhar, queimar e transferir tokens ERC-20 , disse o parceiro oficial CBDC do Norges Bank, Nahmii.
Nahmii enfatizou que a versão atual do código não suporta a principal carteira Ethereum MetaMask por design e só é acessível de forma privada por usuários com credenciais apropriadas.
Além de implantar os contratos inteligentes e controles de acesso apropriados, a sandbox do Norges Bank inclui um front-end personalizado e ferramentas de monitoramento de rede, como BlockScout e Grafana. O front end também mostra um resumo filtrável das transações na rede, observou Nahmii.
O Norges Bank foi ao Twitter na sexta-feira para mencionar que a infraestrutura do protótipo CBDC da Noruega é baseada na tecnologia Ethereum.
O banco central já havia feito referência ao Ethereum em um post de blog relacionado ao CBDC em maio. O Norges Bank afirmou que espera-se que o sistema de criptomoeda Ethereum forneça uma “infraestrutura central” para emissão, distribuição e destruição de dinheiro digital do banco central, também conhecido como DSP. “O protótipo será usado para testar vários recursos importantes para o DSP”, disse o banco.
Conforme relatado anteriormente, o Norges Bank anunciou oficialmente planos para realizar testes CBDC em abril do ano passado, esperando encontrar uma solução CBDC preferida testando diferentes designs por um período de dois anos.
Em novembro de 2021, o banco central emitiu um documento de trabalho referente a possíveis designs de CBDC, incluindo aqueles baseados em blockchains como Ethereum, Bitcoin e Bitcoin SV. O Norges Bank enfatizou que a interoperabilidade era um dos problemas mais importantes ao considerar várias soluções técnicas.
A notícia veio em meio ao lançamento de um relatório do Fundo Monetário Internacional indicando que 97 países, ou mais da metade dos bancos centrais globais, estavam explorando ou desenvolvendo CBDCs em julho de 2022. Por outro lado, apenas dois países lançaram totalmente projetos de CBDC até agora, incluindo Nigéria e Bahamas, disse o FMI.
Em setembro, o FMI disse que estava trabalhando em um projeto relacionado a uma plataforma CBDC interoperável conectando várias CBDCs globais e permitindo transações internacionais.
Fonte: cointelegraph
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.