O Reserve Bank of Australia revelou um conjunto de projetos que desenvolverão casos de uso para um dólar digital, o eAUD, durante sua fase de testes, atualmente em andamento.
Os projetos analisarão casos de uso que variam de pagamentos off-line a liquidação de títulos e negociação de títulos, entre outros, anunciou o banco central australiano na manhã de quinta-feira, horário local.
Em um comunicado, o governador assistente do RBA, Brad Jones, disse que os participantes dos projetos-piloto incluem uma ampla gama de representantes do setor, de “pequenas fintechs a grandes instituições financeiras”.
“O estudo piloto e de pesquisa mais amplo que será conduzido em paralelo servirá a dois fins – contribuirá para o aprendizado prático da indústria e aumentará a compreensão dos formuladores de políticas de como um CBDC poderia potencialmente beneficiar o sistema financeiro australiano e economia”, disse.
O banco central da Austrália está procurando concluir seu piloto de moeda digital do banco central - que começou em agosto passado - até meados de 2023.
Os parceiros do RBA para os projetos-piloto incluem Australia and New Zealand Banking Group Limited (ANZ), Mastercard, Monoova, Australian Bond Exchange, DigiCash, Commonwealth Bank e outros.
Alguns desses projetos abordarão questões como a realização de transações offline usando um CBDC. Uma descrição do projeto sugere que os cartões inteligentes pré-carregados com fundos podem permitir pagamentos offline, embora se concentre em um cenário de “consumidor para comerciante”.
Outro projeto analisará o uso da stablecoin USDC, atrelada ao dólar, para agilizar as transações e remessas de câmbio . O projeto testará se as remessas internacionais podem ser 24/7/365, reduzindo o risco de contraparte.
O experimento do dólar digital do RBA é uma das muitas iniciativas dos bancos centrais em todo o mundo . Um CBDC não apenas representa a transição para uma economia mais digital, mas também uma alternativa mais segura às criptomoedas privadas que podem até alavancar suas tecnologias subjacentes.