Avalanche, a blockchain que promete apresentar os contratos autônomos mais rápidos da indústria cripto, arrecadou cerca de US$ 230 milhões em uma venda de tokens para investidores institucionais.
Lançado em setembro de 2020, o projeto foi iniciado em 2018 nos Estados Unidos. A ideia de criação desse protocolo foi de Emin Gün Sirer, um cientista da computação e professor associado da Universidade Cornell.
Emin também é o fundador da Ava Labs, onde trabalhou com Kevin Sekniqi e Maofan Yin para construir a base para AVAX e a rede antes do seu lançamento em 2020.
E ela é a primeira plataforma de smart contracts que confirma transações em menos de um segundo e emprega uma estrutura multi-chain com três blockchains dividindo funções, usando diferentes estruturas de dados.
Seu objetivo é desenvolver um mercado financeiro global unificado, onde os usuários da plataforma serão capazes de negociar moeda digital sem conflitos e de maneira muito prática. E esse projeto usa o algoritmo de consenso de proof-of-stake, ou seja, isso não só o torna mais rápido, mas também consome menos energia do que algumas outras exchanges disponíveis. A própria rede de consenso da Avalanche, AVA, permite isso ao mesmo tempo em que permite o desenvolvimento de dApps pelos usuários para aprimorar ainda mais a plataforma.
AVAX é o token nativo do projeto. É um ativo escasso e limitado que é usado para pagar as taxas de rede, proteger a plataforma por meio de Staking e fornecer uma unidade básica de conta entre as várias sub-redes criadas na Avalanche.
O fornecimento do token possui emissão máxima de 720 milhões de unidades. E diferente do Bitcoin, onde as emissões são inalteráveis, a Avalanche pode ter sua taxa de emissão de novas unidades alterada através de consenso da comunidade, mas o número do fornecimento se mantém inalterável.
Além desta comparação ao Bitcoin, as taxas das transações da Avalanche são queimadas, assim diminuindo a oferta de tokens em circulação e aumentando sua escassez.
E a AVAX está disponível em diverdas exchanges diferentes, incluindo a Coinbase e a Binance. No entanto, em muitas dessas exchanges, pode não ser possível comprar o token com moeda fiduciária. Portanto, você pode ter que comprar outra criptomoeda primeiro para depois negociar por AVAX.
Nos conte nos comentários o que você acha desse projeto!