A criptomoeda mais popular do mundo, o Bitcoin, está começando a conquistar o mercado brasileiro. De acordo com um mapa interativo da Coinmap.org, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre são, por enquanto, os Estados que mais se destacam em estabelecimentos que aceitam essa forma de pagamento.
Foto: DINO / DINO Mas essa regionalização está mudando. Em Recife, por exemplo, o Shopping Paço Alfândega é pioneiro em aceitar bitcoins como forma de pagamento em todas as suas lojas.
Segundo o economista e especialista em bitcoin, Adilson Silva, do grupo global de consultoria e contabilidade Mazars Cabrera, a entrada do bitcoin no mercado pode ser comparado com a chegada do cartão de crédito, "é um caminho sem volta", afirma.
E não é apenas no varejo que o bitcoin está sendo utilizado, a novidade é uma agência de marketing em Brasília que aceita a criptomoeda como forma de pagamento pelos seus serviços, como criação de sites, mídias sociais, links patrocinados do Google, SEO, dentre outros.
Assim como o PayPal, PagSeguro e outras formas de pagamento foram surgindo no mercado possibilitando transações de forma virtual, as criptomoedas também estão conquistando seu espaço e sendo bastante aceitas tanto por empresas quanto por clientes.
O publicitário, Emanoel Freire, da Agência Criative5, explica que a abertura dessa forma de pagamento se deu pela solicitação de um dos clientes da empresa. Como a experiência foi muito tranquila, o pagamento foi feito sem complexidade após a assinatura do contrato, resolveram oferecer essa opção para novos clientes também.
Para fazer os pagamentos à agência, o processo é bastante simples. "Temos uma carteira em uma corretora, informamos a nossa chave e o cliente faz a transferência", explica Freire.
Para o cliente que ainda não tem muito conhecimento, podemos dizer que a carteira Bitcoin é semelhante a um e-mail, na forma como ela aparece para o usuário. Ela possui funções de envio e recebimento, assim como um endereço e senha para cada usuário. Sendo o usuário a chave pública e a senha a chave privada.
Algumas das principais carteiras utilizadas para bitcoin são: BitAdress, LiteAdress e MyEtherWallet.
A agência está há 11 anos no mercado com estratégias de marketing, vendas e branding com foco nas principais tendências do mercado para oferecer aos clientes o que há de mais inovador. As soluções são apresentadas de acordo com as metas de crescimento dos clientes, alinhando estratégias de branding e captação de leads.
O site é:http://www.criative5.com.br/.
fonte: terra