Federação Russa mira rublo digital para pagamentos no comércio com a China
O Banco Central da Rússia está se preparando para lançar acordos com o rublo digital, a nova encarnação da moeda fiduciária russa que agora está sendo testada, já em 2023. De acordo com um comunicado de um membro proeminente da câmara baixa do parlamento russo, a nação sancionada quer usá-lo em pagamentos com a China, que se tornou o principal parceiro comercial da Rússia.
O acesso limitado ao sistema financeiro global devido a restrições financeiras introduzidas em resposta à invasão militar da Ucrânia está forçando a Rússia a buscar meios alternativos para transações de comércio exterior. Juntamente com as criptomoedas, o rublo digital é uma das opções que Moscou está considerando em seus esforços para contornar as sanções.
“O tema dos ativos financeiros digitais, o rublo digital e as criptomoedas está se intensificando na sociedade, pois os países ocidentais estão impondo sanções e criando problemas para transferências bancárias, inclusive em acordos internacionais”, disse o chefe do Comitê de Mercado Financeiro da Duma. , Anatoly Aksakov, disse recentemente ao jornal Parlamentskaya Gazeta.
O legislador de alto escalão elaborou que a direção digital é fundamental porque os fluxos financeiros podem contornar sistemas controlados por nações hostis. Ele acrescentou que o próximo passo para a moeda digital do banco central ( CBDC ) emitida pelo Banco da Rússia seria introduzi-la em acordos mútuos com a China. Também citado pela Reuters, Aksakov enfatizou:
Se lançarmos isso, outros países começarão a usá-lo ativamente daqui para frente, e o controle dos Estados Unidos sobre o sistema financeiro global terminará efetivamente.
Com a perda de mercados no Ocidente, inclusive para as exportações de energia, a importância da cooperação com a China aumentou significativamente para a Rússia. O comércio entre os dois países se expandiu e as empresas russas começaram a emitir dívida em yuan chinês. Pequim está atualmente realizando testes domésticos de sua versão digital, o e-CNY, e planeja usá-lo também em acordos transfronteiriços.
A Rússia está se preparando para adotar regulamentos abrangentes para seu mercado de criptomoedas nos próximos meses, incluindo um novo projeto de lei “On Digital Currency” que expandirá a estrutura legal estabelecida no ano passado pela lei “on Digital Financial Assets”. Os reguladores russos já estão desenvolvendo um mecanismo para pagamentos internacionais de criptomoedas e as respectivas disposições preliminares já foram acordadas pelo banco central e pelo ministério das finanças.
Fonte: news.bitcoin
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.