Aave é um protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) que permite que as pessoas emprestem e tomem emprestado criptomoedas e ativos do mundo real (RWAs) sem precisar passar por um intermediário centralizado. Quando emprestam, ganham juros; quando tomam emprestado, pagam juros.
O próprio protocolo usa uma organização autônoma descentralizada, ou DAO. Isso significa que é operado e governado pelas pessoas que possuem – e votam com – tokens AAVE.
Tradicionalmente, para obter um empréstimo, você precisa ir a um banco ou outra instituição financeira com muito dinheiro líquido. O banco pedirá garantias – no caso de um empréstimo de carro, seria o próprio título do carro – em troca do empréstimo. Você então paga o principal ao banco todos os meses, mais juros.
DeFi é diferente. Não há banco. Em vez disso, contratos inteligentes (que são códigos de computador que automatizam transações, como vender se o preço de um token atingir um determinado limite) fazem o trabalho pesado. DeFi remove os intermediários de negociação de ativos, contratos futuros e contas de poupança.
Na prática, isso significa que você pode obter um empréstimo – em criptomoeda – de pessoas em vez de instituições financeiras. No entanto, você ainda tem que colocar garantias. Em um sistema DeFi que tenta ser livre de fiat, isso significa outros tokens de criptomoeda.
E como a criptomoeda é tão volátil, muitas plataformas DeFi exigem supercolateralização. Portanto, para um empréstimo criptográfico de US$ 500 no Aave, você precisa colocar mais do que esse valor em uma criptomoeda diferente. Se o preço cair e o valor da garantia não cobrir mais o valor emprestado, sua garantia pode ser liquidada, o que significa que o protocolo a utiliza para cobrir o custo do seu empréstimo.
Atualmente, a Aave possui pools para 30 ativos baseados em Ethereum, incluindo as stablecoins Tether , DAI , USD Coin e Gemini Dollar. Outros mercados incluem Avalanche, Fantom, Harmony e Polygon , entre outros.
A Aave também fornece pools para ativos do mundo real, como imóveis, faturas de carga e frete e adiantamentos de pagamento. Para esses pools, uma empresa parceira chamada Centrifuge ajuda empresas físicas a tokenizar aspectos de suas operações. Uma vez tokenizados, os investidores podem comprar (ou manter como garantia) esses tokens, que se comportam de maneira semelhante aos títulos e obtêm um rendimento em suas participações. Assim, esses ativos podem ser usados como garantia para empresas do mundo real tomarem dinheiro emprestado.
Embora muitas vezes faça mais sentido comprar ou vender criptomoeda, pedir emprestado pode ser prático em algumas circunstâncias. Um dos mais óbvios é para arbitragem . Se você vir um token sendo negociado a taxas diferentes em diferentes exchanges, poderá ganhar dinheiro comprando-o em um lugar e vendendo em outro.
No entanto, como as diferenças tendem a ser menores depois de levar em consideração as taxas de transação e os spreads, você precisaria ter muita criptomoeda para obter um lucro decente.
É aí que entram os empréstimos instantâneos da Aave. A Aave foi pioneira no uso de empréstimos instantâneos, nos quais as pessoas emprestam criptomoeda sem garantia, usam para comprar um ativo, vender esse ativo e depois devolver o valor original na mesma transação enquanto embolsam seu lucro.
Vamos voltar ao DeFi. Nos primórdios das finanças descentralizadas, se você quisesse emprestar um ativo, teria que encontrar alguém na plataforma para emprestá-lo a você - a um preço e termos que ambos concordassem.
As coisas evoluíram desde então.
A Aave pula todo o processo de empréstimos peer-to-peer, optando pelo que equivale a empréstimos pool -to-peer.
Veja como isso funciona: os usuários depositam ativos digitais em "pools de liquidez". Estes tornam-se fundos que o protocolo pode então emprestar. Qualquer pessoa que deposite seus tokens em um pool e, assim, "forneça liquidez", recebe novos aTokens. (O "a" é para "Aave.") Portanto, se você depositar DAI no pool de liquidez, receberá aDAI em troca.
Como titular de um aToken, você receberá uma parte dos empréstimos em flash da plataforma, bem como juros sobre esses aTokens. Se você estiver depositando tokens em um pool que já possui muita liquidez excedente, não ganhará muito. Mas se você estiver depositando tokens que o protocolo precisa desesperadamente, você ganhará mais.
O mesmo se aplica aos mutuários – as taxas de juros variam dependendo do que você está emprestando.
Em março de 2022, a Aave lançou a v3 do protocolo, que inclui um recurso chamado Portal . O Portal permite que a Aave opere perfeitamente em todas as blockchains. Isso significa que, usando o Aave, agora você pode participar de protocolos de empréstimo ou empréstimo em redes como Solana ou Avalanche.
Algumas razões. Primeiro, você deve transferir a criptomoeda para a Aave para começar a usar a plataforma; você não pode simplesmente comprá-lo com um cartão de crédito ou débito. (E quando os custos de transação do Ethereum são altos, algumas pessoas hesitam em movimentar quantias menores).
Em segundo lugar, há um elemento de risco envolvido, e as liquidações são uma parte fundamental de como a Aave gerencia a dívida e garante que as pessoas ainda possam obter empréstimos. Se ainda não houver liquidez suficiente após a liquidação da garantia, a Aave possui um failsafe, conhecido como Módulo de Segurança. Dentro desse pool estão os tokens AAVE que os usuários depositaram. Se tudo estiver calmo, eles recebem mais AAVE como compensação. Se o sistema precisar de uma injeção de capital, ele liquidará os tokens AAVE.
Os tokens AAVE são usados para controlar o protocolo Aave. Os detentores de tokens AAVE podem votar na direção da Aave e como gerenciar os fundos do protocolo. Cada token AAVE equivale a um voto.
Os usuários também podem postar tokens AAVE como garantia. Quando o fazem, seus limites de empréstimo são aumentados. Aqueles que emprestam o AAVE também podem ignorar as taxas de empréstimo e obter um desconto nas taxas se o depositarem como garantia.
Como o token AAVE está vinculado ao protocolo Aave, o DeFi, o token é uma das maiores moedas DeFi por valor de mercado.
A AAVE está disponível para negociação ou compra em várias exchanges de criptomoedas diferentes, incluindo Binance e Huobi Global.
Aave continua a desenvolver seu ecossistema DeFi. Em julho de 2022, a comunidade de Aave aprovou uma proposta para lançar a própria stablecoin da rede, GHO.
99,9% dos eleitores apoiaram a proposta, que verá o GHO ser lançado como uma stablecoin supercolateralizada atrelada ao dólar americano e apoiada por um "conjunto diversificado de ativos criptos".
De acordo com a proposta , a introdução do GHO tornaria os empréstimos de stablecoins no Protocolo Aave "mais competitivos", além de gerar receita extra para o DAO da Aave "enviando 100% dos pagamentos de juros dos empréstimos do GHO para o DAO".
Como uma stablecoin descentralizada e colateralizada, a GHO seguiria um modelo semelhante ao DAI da Maker , ao contrário do modelo algorítmico de stablecoin iniciado pela malfadada UST da Terra - cujo colapso foi um dos efeitos mais dramáticos do crash das criptomoedas em meados de 2022.
A Aave Companies prometeu ainda que “recursos significativos de mitigação de risco” estariam em vigor para evitar que muito GHO fosse cunhado.
A Aave também está se expandindo além do DeFi com o lançamento do Lens Protocol, uma plataforma de mídia social descentralizada baseada em Polygon que permite aos usuários armazenar seu conteúdo como NFTs.
“Acreditamos que os criadores de conteúdo devem possuir seu público sem permissão, onde qualquer pessoa pode criar novas experiências de usuário usando o mesmo gráfico e dados sociais na cadeia”, disse o criador do Aave, Stani Kulechov , ao Decrypt antes do lançamento.
Fonte: decrypt.co
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.