O interesse em NFTs aumentou exponencialmente. Muitos projetos de NFT tiveram uma pequena comunidade de entusiastas no início de sua existência. No ano de 2021 porém, surgiu uma espécia de bolha NFT.
Primeiramente, se quiser uma visão geral do que é um NFT, confira nosso Guia sobre Cripto-Colecionáveis e Tokens Não Fungíveis (NFTs).
Basicamente, NFTs são itens digitais exclusivos protegidos por criptografia. Eles podem representar colecionáveis digitais, itens de jogos, animais de estimação, memes e até posições de provedores de liquidez (LP) no setor DeFi.
Outros casos de uso menos comuns incluem a representação de propriedade de ativos do mundo real, como imóveis ou obras de arte. Provavelmente também será possível tokenizar itens de valor, como um carro antigo. Com isso, a propriedade de um bem pode ser dividida entre várias pessoas. Nesse caso, cada um deles teria posse de uma fração do carro.
Até o momento, no entanto, o uso mais comum de NFTs tem sido para itens digitais. Vamos ver alguns deles.
Você provavelmente já ouviu falar sobre esta venda de NFT. É um dos raros casos em que um evento no universo de criptomoedas tem grande repercussão fora do setor. O artista digital Mike Winkelmann, mais conhecido como Beeple, surpreendeu a todos ao vender um NFT por US$ 69 milhões em ETH. A venda foi facilitada pela casa de leilão Christie’s. Antes, Beeple não vendia artes por mais de US$ 100 e da noite para o dia tornou-se um dos artistas mais valorizados do mundo.
Qual a possível razão por seu trabalho ser tão valorizado? Bem, Beeple já tinha uma grande base de fãs graças à sua série, na qual ele cria e faz upload de uma nova arte diariamente. Aparentemente, ele não falhou um único dia nos últimos 14 anos. A peça foi nomeada "Everydays - The First 5000 Days" e é uma colagem de suas obras dos primeiros 5000 dias do projeto.
A venda de Beeple é um grande marco neste novo capítulo da arte digital e mostra que os NFTs não representam uma simples euforia passageira.
No momento, em março de 2021, o NBA Top Shot é um dos, senão o mais bem-sucedido projeto de NFT que existe. De acordo com o painel de dados do The Block, o NBA Top Shots possui mais usuários do que qualquer outro projeto de NFT. Embora esses dados não levem em consideração outros projetos de NFT menores, é um feito impressionante.
O NBA Top Shot é um projeto da Dapper Labs. Seus usuários podem comprar pacotes de obras de arte digitais exclusivas, contendo momentos famosos da NBA registrados como NFTs.
A que podemos atribuir esse sucesso? Bem, a força da NBA é definitivamente um fator importante. A emissão de itens colecionáveis relacionados a um jogo no qual muitas pessoas já estão interessadas é mais fácil de vender do que, por exemplo, um animal de estimação digital. Um outro aspecto pode ser atribuído à experiência do usuário. O NBA Top Shot não tem características aparentes de um produto blockchain. Isso reduz a barreira de entrada para a maioria das pessoas.
Você já tentou apresentar a seus amigos a tecnologia DeFi ou o yield farming e logo percebeu que o uso desses produtos é difícil para iniciantes? Bem, temos alguns guias úteis como o do MetaMask, mas a experiência do usuário ainda tem que evoluir muito até que se torne mais amigável para um idoso, por exemplo.
O NBA Top Shot contorna este problema, eliminando os aspectos de descentralização para melhorar a experiência do usuário. É provável que muitos usuários nem saibam que estão usando um produto baseado em tecnologia blockchain – esse fato já é um sinal de sucesso.
Cryptopunks foram os primeiros NFTs existentes na Ethereum. Eles estão disponíveis há anos. Houve um interesse moderado em relação a eles até a o surgimento da bolha NFT em 2021.
Cryptopunks é um projeto da Larva Labs. O projeto conta com 10.000 'personagens' colecionáveis exclusivos da rede Ethereum. Não existem duas unidades iguais de nenhum deles.
No lançamento, cada um podia ser reivindicado gratuitamente por qualquer pessoa com uma carteira Ethereum. Em 2018, era possível comprar um por um preço médio de 50-100 USD. No entanto, em 2021, os preços apresentaram uma alta enorme. Em março de 2021, a unidade mais cara foi vendida por 4.200 ETH.
Resgate gratuito para depois vender por milhões? Com certeza um investimento de sucesso. Vale notar que o ato de compra do "primeiro" item de qualquer coisa, geralmente ocorre a um preço bem mais baixo. Sendo assim, retornos como esse são pouco prováveis no futuro.
Axie Infinity é um jogo de blockchain onde os jogadores podem criar animais de estimação virtuais chamados Axies. Podemos imaginá-los como uma combinação de Pokémon e CryptoKitties. Os jogadores têm posse e controle desses animais de estimação e podem trocá-los com outros jogadores. Eles podem, juntos, batalhar contra monstros no modo Aventura ou enfrentar uns aos outros em uma batalha PvP (jogador contra jogador).
Quanto aos detalhes técnicos, os Axies utilizam o padrão ERC-721 da Ethereum. O jogo também apresenta diversos itens e terrenos. Todos são NFTs.
O Axie Infinity é um dos jogos NFT mais populares da Ethereum. Com o lançamento da sidechain Rhonin, as altas taxas de Gas devem ser um problema menor para os jogadores. Quer saber mais sobre o jogo? Confira nosso artigo detalhado sobre Axie Infinity.
Decentraland é um jogo de realidade virtual baseado em blockchain. Os jogadores podem desenvolver e negociar seu terreno virtual (LAND) representado por um token ERC-721. Cada pedaço de LAND é único e os proprietários podem escolher com qual conteúdo desejam preencher seu terreno. A jogabilidade pode variar. Desde um simples cenário a um jogo interativo.
Os jogadores podem comprar LAND com o token nativo da plataforma, MANA. De certa forma, o Decentraland tem sua própria economia, onde os jogadores podem interagir uns com os outros de várias maneiras e monetizar suas atividades. No entanto, ao contrário de outros jogos de realidade virtual semelhantes como Second Life, Decentraland é totalmente controlado por um conjunto descentralizado de usuários.
É inegável que os colecionáveis digitais vieram para ficar. A verdade é que os mercados de NFT serão cada vez mais populares.
Ainda assim, considerando um período de tempo suficientemente longo, é provável que a disponibilidade da maioria dos NFTs chegue a zero. Além disso, a liquidez de NFTs funciona de maneira muito diferente da liquidez com a qual você está acostumado em um mercado como o BTC/USD. Tenha isso em mente ao considerar a compra de NFTs.