4 previsões ousadas para o Bitcoin na eleição presidencial dos EUA de 2024

Por 08/10/2024
08/10/2024


Bitcoin chegou pela primeira vez há mais de três ciclos eleitorais. No entanto, a eleição presidencial dos Estados Unidos de 2024 é a primeira vez que o Bitcoin (e as criptomoedas de forma mais geral) chegaram perto de ser considerados uma questão eleitoral importante. Os defensores sectários dos ideais estabelecidos no white paper de Satoshi Nakamoto se tornaram um subconjunto influente de eleitores de uma única questão, dedicados à causa, apesar dos últimos anos terem sido marcados por um mercado em baixa e uma turbulência mais ampla na indústria, como o colapso da outrora elogiada bolsa de criptomoedas FTX. As marés mudaram recentemente para a indústria e seus apoiadores, com os preços do Bitcoin se mantendo estáveis ​​e instituições como a BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, alegando que o Bitcoin é a reserva de valor desta geração. À medida que a corrida eleitoral esquenta, a questão agora permanece: qual será o papel dessa forma moderna de dinheiro no futuro da economia mais poderosa do mundo?

De acordo com o Fed, apenas 3% do poder de compra original do dólar permanece em 2024, levando muitas economias em desenvolvimento a considerar alternativas ao dólar para o comércio. Há também preocupações de que as atuais decisões de política monetária sendo tomadas para evitar a recessão podem realmente levar à hiperinflação do dólar e ao declínio econômico. Nos últimos anos, a economia oscilou entre períodos de crescimento explosivo, catalisado por uma política monetária frouxa; e oscilando à beira da destruição econômica exacerbada pela iminente crise da dívida. As crescentes tensões e conflitos geopolíticos dos últimos anos aumentaram ainda mais essa volatilidade. 

Tal caos contribuiu para uma lacuna de riqueza cada vez maior, marcada por uma classe alta exponencialmente mais rica e uma erosão da classe média. Desde seu surgimento, o Bitcoin tem sido considerado por muitos como uma proteção potencial contra a volatilidade econômica para a classe média. Aspiracionalmente, é o ativo resistente à inflação que pode trazer independência financeira para a classe média enfraquecida, mas o dólar continua a sustentar a economia global. O dólar manteve a confiança de muitos investidores de varejo, apesar de seu poder de compra decrescente.

Hoje, a América se encontra equilibrando uma situação sem precedentes: um dólar enfraquecido de um lado e um ativo com potencial para resolver muitos dos problemas financeiros gritantes que uma classe média espremida enfrenta do outro. Como este último for discutido e resolvido terá o maior impacto sobre como a principal economia do mundo se parecerá em 25 anos. 

Nesse contexto, aqui estão quatro previsões ousadas sobre como as eleições deste ano impactarão o futuro do Bitcoin e dos ativos digitais nos Estados Unidos.

Independentemente de quem vença, Gary Gensler pode estar fora

O presidente da Securities and Exchange Commission, Gary Gensler, fez poucos amigos na comunidade cripto desde que assumiu sua agência. Embora tenha acumulado algumas vitórias notáveis, sua abordagem de regulamentação por aplicação também sofreu perdas nos tribunais. O ex-presidente Donald Trump prometeu "demitir" Gensler caso ele fosse eleito, mas isso nunca aconteceu antes. Tradicionalmente, os presidentes da SEC renunciam quando há uma mudança na Casa Branca durante seu mandato. Se virmos uma vitória da vice-presidente Kamala Harris, não seria surpreendente que sua administração assumisse uma postura semelhante à de seu oponente em uma tentativa de cair nas boas graças da indústria. A mudança está no ar.

Uma vitória de Harris pode beneficiar o Bitcoin — e uma vitória de Trump pode favorecer o Ethereum 

O Bitcoin tem atuado amplamente como uma commodity que vê entradas quando as taxas de juros dos EUA são reduzidas e o capital se torna mais barato. Dado que uma administração Harris provavelmente verá uma continuação da política monetária atual e níveis mais altos de gastos do governo, o mercado de criptomoedas deve se manter estável e possivelmente subir. Por outro lado, uma vitória de Trump significaria incentivos para empresas de criptomoedas incubarem nos EUA — algo que o país tem carecido. Pode-se argumentar que, sob uma administração Trump, uma estrutura regulatória mais clara será apresentada e, como resultado, mais oportunidades dentro do mundo das finanças descentralizadas (DeFi) . Dado que os ecossistemas DeFi são amplamente construídos no Ethereum, é provável que o governo Trump beneficie este e outros protocolos de camada 1. 

Uma administração Harris poderia ver a introdução de um imposto sobre ganhos de capital de criptomoedas 

Embora uma vitória eleitoral permitisse que Harris formulasse sua própria agenda política, ela serviu três anos e meio em uma administração que entreteve a ideia de um imposto sobre ganhos de capital específico para criptomoedas. Dada a quantidade de capital que deve fluir para a classe de ativos, é difícil ver um mundo em que o governo dos EUA não tente ficar com sua fatia do bolo à medida que as criptomoedas se tornam incorporadas às finanças tradicionais. Aumentos de impostos parecem menos prováveis ​​sob uma administração Trump, dado que sua plataforma professou fortemente o desejo de "cuidar" dos fanáticos por criptomoedas. 

Trump divulgará um plano formal sobre Bitcoin e ativos digitais antes da eleição

Enquanto Harris tem sido amplamente silenciosa sobre ativos digitais na campanha eleitoral — mencionando-os apenas de passagem ao lado de outras tecnologias emergentes — Trump tem cortejado formalmente o "voto cripto". O ex-presidente se tornou o primeiro e único presidente a comparecer ao evento Bitcoin Nashville de 2024 neste verão, onde ele declarou que o futuro do Bitcoin seria nos EUA e que ele "manteria Elizabeth Warren e seus capangas longe do seu Bitcoin". Ele também lançou seu próprio projeto DeFi, o World Liberty Financial. Se as recomendações formais de políticas sobre criptomoedas e ativos digitais se materializarem antes da eleição, é provável que venham da campanha de Trump. 

A mudança quase sempre leva muito mais tempo do que o esperado e acontece de forma diferente do planejado. O Bitcoin não é diferente. A missão e a mensagem por trás do Bitcoin são talvez o sinal mais poderoso de forças libertadoras em séculos. No entanto, as instituições que detêm o poder são as que mais têm a perder se os princípios básicos do Bitcoin e das criptomoedas forem realizados.

 

Fonte: Cointelegraph

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.

 

COMENTÁRIOS