31 de outubro de 2008 marca o nascimento do Bitcoin como o conhecemos hoje, depois que Satoshi publicou um artigo intitulado: Bitcoin: “A Peer-to-Peer Electronic Cash System .”
O white paper Bitcoin explica o problema com sistemas de pagamento eletrônico centralizado, como bancos e instituições financeiras, ao mesmo tempo que propõe como um protocolo ponto a ponto descentralizado e à prova de violação resolve o problema.
Simplificando, a solução de Satoshi no papel foi eliminar completamente o sistema terceirizado centralizado, que permitirá que as pessoas se tornem seus próprios bancos e negociem entre si sem depender de um “terceiro” para processar a transação.
O protocolo proposto é construído em um sistema criptograficamente seguro que estabelece a base do que hoje é conhecido como a espinha dorsal das criptomoedas - a tecnologia blockchain.
O sistema descentralizado também resolve a questão da confiança e da Falha Bizantina por meio de seu algoritmo de Prova de Trabalho, que permite que novas atualizações sejam implementadas se pelo menos 51% da rede concordar com isso.
Dois meses após a publicação do white paper, o primeiro bloco de Bitcoin foi extraído em 3 de janeiro de 2009. A criptomoeda não apenas cresceu e se tornou muito dinheiro, mas também gerou uma indústria de trilhões de dólares do zero em pouco mais de uma década.
De acordo com o CoinMarketCap, o mercado total de criptografia vale mais de US $ 2,5 trilhões, com o Bitcoin detendo 44,2% desse valor com uma capitalização de mercado de US $ 1,1 trilhão, tornando-o a criptomoeda mais valiosa, como sempre foi.
O Bitcoin cresceu mais de 2.066.670.000% desde 2010, com o primeiro preço de negociação registrado sendo $ 0,003 no agora Exchange Bitcoinmarket.
Curiosamente, ao contrário da maioria dos projetos de criptografia, Satoshi Nakamoto não conduziu nenhuma venda pública ou captação de recursos para o lançamento do Bitcoin. A criptomoeda primária foi extraída pela comunidade criptográfica e, mais tarde, por grandes empresas de mineração de bitcoins como acontece atualmente.
A identidade de Satoshi Nakamoto continua sendo um dos mistérios mais duradouros do espaço criptográfico. Até hoje, ninguém sabe a verdadeira identidade do pseudônimo que criou o Bitcoin porque ele sumiu de cena em 2010.
Ao longo dos anos, tem havido especulações sobre quem poderia ser, mas apesar de todos os esforços para descobrir quem é o misterioso fundador, Satoshi continua a ser bastante esquivo. Algumas pessoas até acreditam que “ele” pode estar morto.
Enquanto isso, Craig Wright afirmou várias vezes que criou o Bitcoin e esteve em várias batalhas legais na tentativa de provar que ele realmente é Satoshi Nakamoto.
Independentemente de quem criou o protocolo, os relatórios afirmam que ele possui mais de um milhão de BTC, que vale mais de US $ 60 bilhões a preços de mercado atuais.