Pesquisadores do Cambridge Center for Alternative Finance revelaram recentemente que 100 milhões de pessoas em todo o mundo atualmente possuem Bitcoin e outros ativos baseados em blockchain.
Em 2018, o 2º Global Cryptoasset Benchmarking Study estimou o número de usuários de criptomoedas verificados por identidade em cerca de 35 milhões globalmente. No terceiro trimestre de 2020, havia até 191 milhões de contas abertas em exchanges de criptomoedas - um número que não inclui carteiras auto-hospedadas.
Os pesquisadores explicaram o aumento significativo:
“Este aumento de 189% no número de utilizadores pode ser explicado tanto pelo aumento do número de contas (que aumentou 37%), como também por uma maior proporção de contas estarem sistematicamente ligadas à identidade de um indivíduo, o que nos permite aumentar a nossa estimativa de números mínimos de usuários associados a contas em cada provedor de serviços.”
O estudo também destaca a geolocalização dos consumidores, já que as empresas de criptomoedas que operam na América do Norte e na Europa “relatam maior atividade do usuário, com a empresa média indicando que 40% do total de usuários são considerados ativos”. De acordo com os pesquisadores, esse número foi bem menor para as empresas da APAC e da América Latina, que relataram taxas de 16% e 10%, respectivamente.
A metodologia combinou dados públicos e pesquisas, usando uma combinação de dados de usuários verificados e a parcela média de contas verificadas por ID pesquisadas para o estudo.
Apesar dos pesquisadores alegarem que há limitações para a metodologia usada no estudo, eles acreditam que os números publicados oferecem "um número confiável e aproximado do número total de detentores de cripto ativos globalmente".
Fonte: cointelegraph
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.