O preço da moeda SOL está próximo a sua resistência de sua máxima histórica, mas fundamentos sólidos e o crescimento impressionante de seu ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi), de tokens não fungíveis (NFT) e a alta demanda institucional provavelmente levarão a altcoin para patamares mais altos.
O interesse dos investidores institucionais é provavelmente um fator-chave por trás do impressionante ganho de 490% da SOL desde agosto. Por exemplo, SOL é o quarto maior componente do Bitwise 10 Crypto Index Fund, que no geral é um instrumento de mercado de balcão de US $ 1,3 bilhão.
Os dois projetos financeiros descentralizados mais proeminentes de Solana são bolsas descentralizadas com programas de geração de rendimento embutidos, e eles detêm quase $ 2 bilhões em valor total bloqueado cada.
O Sabre é um protocolo de formador de mercado automatizado que negocia entre pares estáveis e ativos sintéticos e fornece rendimentos para os provedores de liquidez da plataforma. Enquanto isso, a Raydium oferece câmbio descentralizado, produção agrícola e pools de liquidez.
A prova do apetite dos investidores institucionais por Solana foi o influxo semanal de US $ 12 milhões em meados de outubro, conforme relatado recentemente pela CoinShares. Na mesma semana, a filial de câmbio registrada dos Estados Unidos FTX anunciou suporte para o blockchain Solana, permitindo aos usuários negociar, depositar e retirar NFTs que estejam em conformidade com o padrão de token Metaplex.
Este fluxo de notícias positivo tem se refletido nos mercados de derivativos da SOL, conforme ilustrado pelos dados agregados de futuros em aberto abaixo:
O indicador atingiu um recorde de US $ 1,86 bilhão em 25 de outubro, o que representa um aumento de 123% em 30 dias. Para colocar as coisas em perspectiva, o ADA de Cardano e o DOT de Polkadot detêm atualmente US $ 900 milhões em contratos futuros em aberto.
Os comerciantes devem reconhecer que este evento não é necessariamente positivo, uma vez que os contratos futuros requerem um comprador (comprado) e um vendedor (vendido). No entanto, esse interesse crescente permite que jogadores ainda mais importantes participem.
Outro fator positivo é que os protocolos DeFi mantêm um valor total bloqueado de US $ 13,5 bilhões (TVL), embora o setor tenha sofrido um impacto substancial após a interrupção da rede de 17 horas durante os dias 14 e 15 de setembro.
A Fundação Solana afirmou que os bots enviaram spam para a rede quando a Grape lançou sua oferta inicial de DEX no Raydium de troca descentralizada com base em Solana. Essa atividade sobrecarregou a capacidade de processamento com uma carga de transação de 400.000 por segundo, exigindo uma bifurcação rígida coordenada por validadores para ignorar as solicitações de spam.
Os dados do VORTECS ™ da Cointelegraph Markets Pro também começaram a detectar uma perspectiva otimista para o SOL em 20 de outubro, quase 24 horas antes da bomba de 15% que gerou $ 210.
O VORTECS ™ Score, exclusivo da Cointelegraph, é uma comparação algorítmica das condições históricas e atuais do mercado derivadas de uma combinação de pontos de dados, incluindo sentimento do mercado, volume de negociação, movimentos de preços recentes e atividade do Twitter.
Os dados mostram que o número atual de tweets de contas únicas discutindo Solana é 32% maior do que a média de 30 dias. O volume do tweet é um componente do VORTECS ™ Score, que identificou as condições de alta para o SOL em 20 de outubro.
Enquanto o ecossistema de Solana se expande, a rede permanece uma solução viável para aplicativos DeFi e NFT que procuram transações rápidas e baratas. Tanto os indicadores on-chain quanto os derivados indicam que $ 250 SOL no final do ano é totalmente viável.