Embora o SegWit tenha sido lançado em 1 de Agosto de 2017, foi somente nas últimas semanas que houve realmente um aumento da aceitação da atualização em escala. Com esta finalidade, o Bitcoin Core v0.16.0 foi lançado anunciando suporte total para o SegWit.
Como o SegWit é adotado por cada vez mais exchanges, e mais transações com os endereços do SegWit acontecem, aqueles que contribuíram para o desenvolvimento do Bitcoin no passado, já estão entusiasmados com as próximas atualizações que virão.
Muitos estão achando que a Lightning Network é o que realmente vai estampar as manchetes nos próximos meses. Alguns desenvolvedores de Bitcoin e os desenvolvedores contribuintes, também estão entusiasmados com as coisas como o BIP159, o Signature Aggregation e até o Graftroot.
O Bitcoin Core e seus desenvolvedores são um aspecto de importação do ecossistema das criptomoedas. Na verdade, os desenvolvedores do Bitcoin Core possuem uma função importante na modelagem do Blockchain, mas têm pouco a dizer à seu favor - que tudo se resume à comunidade e ao voto democratizado.
Existem alguns desenvolvedores líderes, como Wladimir J. van der Laan e o Jonas Schnelli, bem como uma série de contribuintes que trabalham em diferentes aspectos em momentos diferentes também.
A porcentagem das transações Segwit nos blocos aumentou nos últimos dias e continua aumentando diariamente. Isso, claro, tem muito haver com a Coinbase e a Bitfinex terem anunciado a implementação do SegWit em suas plataformas, mas também é resultado da atualização v0.16.0 pelo Bitcoin Core.
Peter Todd, que anunciou no twitter que a atualização v0.16.0 havia sido implementada, falou sobre a importância desta movimentação pelo cliente Bitcoin Core.
O suporte da carteira Segwit é, naturalmente, útil - muitos serviços usam a carteira do Bitcoin Core, pois é robusto e muito bem inspecionado", explicou Todd. Esses serviços têm agora um simples passo para atualização do Segwit, economizando dinheiro. Por exemplo, meus próprios calendários OpenTimestamps agora podem usar o Segwit diretamente - anteriormente eles usavam um pouco de hack para evitar a falta de suporte na carteira.
Nicolas Dorier, um dos outros desenvolvedores contribuintes do Bitcoin Core (embora não tenha trabalhado neste último lançamento) tem uma opinião diferente em relação a Todd - acreditando que a maioria das plataformas não estará usando o cliente do Bitcoin Core para suas necessidades do SegWit.
Eu não tenho certeza se as exchanges estão usando o Bitcoin Core para lidar com seus UTXOs, eles provavelmente têm sua própria solução desenvolvida. O Bitcoin Core não está adaptado para um grande volume de endereços e transações.
A Coinbase agora está usando o SegWit, mas duvido que eles estejam usando o recurso da carteira Bitcoin Core para seu processamento. A coisa mais emocionante não é realmente a carteira SegWit, na minha opinião, mas a sinalização do BIP159 .
Juntamente com o suporte da atualização v0.16.0 para o SegWit, uma novidade foi incluída:
Os nós reduzidos agora podem avisar o NODE_NETWORK_LIMITED do BIP159 usando bits de serviço em preparação para o suporte completo do BIP159 em versões posteriores", segundo relato oficial do Bitcoin Core. "Isso permitiria que os nós reduzidos atendessem os blocos mais recentes. No entanto, a mudança atual ainda não inclui suporte para conexão com esses pares reduzidos.
É bastante complicado, mas se trata de espaço de armazenamento no nó, pois um nó completo exige armazenar mais de 120 GB de dados do Blockchain, o que nem sempre é viável. Portanto, muitas vezes rodam os nós reduzidos em computadores antigos ou até mesmo em Raspberry Pis.
Nicolas Dorien explica como alguém como o BTCPay pode se beneficiar dessa atualização mais recente:
A sinalização do BIP159, que diminui o recurso de espaço para executar um nó completo, é emocionante. Por exemplo, para o BTCPay, os comerciantes sem o BIP159 precisam armazenar o Blockchain completo para fazê-lo funcionar, em torno de 250 GB. O BIP159 fará com aproximadamente 5 GB. Embora nem todos possam se beneficiar disso, os hosts do BTCPay irão.
Todd também acredita que o aspecto de armazenamento do BIP159 é promissor, mas parece um pouco mais sobre como isso pode ajudar todo o Blockchain.
Então, o BIP159 é importante porque estabelece o cenário para que os nós reduzidos contribuam com a largura de banda", disse Todd. "Isso não é diretamente tão importante - não temos escassez de largura de banda de nó -, mas melhora a privacidade, tornando mais difícil para os mal intencionados observarem a rede, pois há mais nós retransmitindo blocos e transações
.
Não me entenda errado, o BIP159 é absolutamente uma melhoria de desempenho. É que temos bastante espaço para largura de banda na rede P2P, então o impacto no mundo real do desempenho será mínimo neste momento. No futuro, isso pode mudar se as pessoas que executam nós não reduzidos mudarem para a execução de nós reduzidos, mas no momento isso não é um grande problema.
Claro, há uma boa jornada para que as melhorias no Bitcoin Blockchain se concretizem, mas Dorier está visualizando o futuro, e entusiasmado com a Signature Aggregation.
Em Janeiro de 2018, quatro desenvolvedores de Bitcoin lançaram um documento descrevendo como as múltiplas Schnorr Signatures (“multisig”) podem ajudar a escalar o Bitcoin Blockchain.
Greg Maxwell, Andrew Poelstra, Yannick Seurin e Pieter Wuille discutem e ilustram como a tecnologia, que "agrupa" dados multisig juntos para reduzir seu tamanho em uma transação, "poderia melhorar tanto o desempenho como a privacidade do usuário de Bitcoin."
Nicolas Dorier diz que essa ideia é outra melhoria emocionante para o Bitcoin Blockchain.
A próxima coisa maravilhosa será a Signature Aggregation (agregação de assinaturas) através das Schnorr Signatures. Isso terá impacto no tamanho da transação. Isso é muito empolgante
.
A agregação de assinaturas torna a transação menor com os mesmos recursos e permite truques interessantes que não têm impacto no tamanho da cadeia de blocos. A coisa mais óbvia é ter um número arbitrário de co- signatários para a mesma transação, mas sem dúvida, os magos das criptomoedas encontrarão coisas mais interessantes
.
"Não tem impacto nos recursos que os nós individuais precisam para executar um nó completo, aumentando consideravelmente o que é possível". Todd também está entusiasmado com a possibilidade da Signature Aggregation, mas está um pouco cansado de olhar sempre à frente, uma vez que o ambiente Bitcoin é bastante político quando se trata de mudanças.
Todas essas melhorias são empolgantes, mas quem sabe quanto tempo levarão para ser implementadas? Muito possivelmente, os curiosos do Bitmain tentarão bloquear essas melhorias de desempenho óbvias por razões políticas, por exemplo, para tentar obter alavanca de negociação por outra coisa. Então vamos ver...
Enquanto muitos poderiam ficar irritados com essas jogadas de poder bloqueando melhorias, Todd é um dos poucos que abraça essa encenação política.
Tenho certeza de que outros desenvolvedores pensariam de outra forma, mas para mim, pessoalmente, uma das razões pelas quais entrei no desenvolvimento do Bitcoin foi que pensei que o lado político seria interessante!
Finalmente, os desenvolvedores também estão entusiasmados com a ideia de introduzir uma forma de contratos inteligentes no Bitcoin Blockchain através do Graftroot.
Gregory Maxwell, um desenvolvedor Bitcoin altamente respeitado publicou um artigo sobre algo chamado "Taproot" em janeiro, elucidando ideias sobre melhorias na privacidade das "merkelized abstract syntax trees" (MAST), uma ideia longa na confecção que está voltada para as habilidades de contrato inteligente do Bitcoin.
Ele seguiu com outra proposta chamada Graftroot, explicada por Jimmy Song também em um vídeo do YouTube.
Nicolas Dorier explicou que, se as Signature Aggregation passarem, então será fácil ver o Graftroot no jogo:
O Graftroot é algo bastante fácil de implementar, uma vez que tenhamos Signature Aggregation permitindo contratos inteligentes artificialmente grandes. O fato de que apenas a condição executada é revelada é muito interessante.
O Bitcoin, como uma criptomoeda originalmente Blockchain, é muitas vezes envolvida com essa percepção de que está obsoleta e não está evoluindo à medida que outras moedas brotam em torno dela, prometendo ter realizado as melhorias necessárias.
No entanto, há uma constante melhoria que está acontecendo nos bastidores com desenvolvedores que, muitas vezes, não fazem chegar às notícias. As melhorias estão sendo propostas e estimuladas para acontecer, no entanto, dado o meio ambiente do desenvolvimento do Bitcoin, essas melhorias levam tempo.
Fonte: cointelegraph