PancakeSwap: Tudo que você precisa saber

Por 18/07/2021
18/07/2021


A PancakeSwap foi lançada em 20 de setembro de 2020, através de um fork do código da Uniswap para buscar uma alternativa à rede Ethereum.

PancakeSwap é uma Exchange Descentralizada (DEX) que faz parte do universo de Finanças Descentralizada (DEFI – Decentralized Finance) das criptomoedas e está sendo muito comentada nos últimos tempos, sendo seu token, CAKE, um dos mais procurados do mercado.

Para conseguir explicar o que ela é realmente, e como ela funciona, precisamos entender alguns conceitos antes.

O que é uma DEX (Decentralized Exchange)?

A ideia por trás desse tipo de corretora é trazer a mesma descentralização das criptomoedas, que operam em uma blockchain, para a negociação em si de diferentes criptomoedas.

Assim, numa corretora descentralizada, você não envia dinheiro ao sistema central da corretora, para então converter na criptomoeda que você deseja adquirir. Ao invés disso, você conecta a sua carteira e começa a operar diretamente os swaps, ou trocas entre criptomoedas, sem em nenhum momento precisar de dinheiro fiat, ou seja, dinheiro emitido por qualquer governo.

Além disso, a própria negociação entre esses pares de criptomoedas é operada em uma blockchain, ou seja, a corretora em si não tem qualquer acesso aos seus fundos, não tendo como bloqueá-los ou impor qualquer tipo de restrição, o que é um diferença fundamental com as corretoras centralizadas.

No caso da PancakeSwap, há ainda um certo auxílio da Binance, já que todas as transações dependem da Binance Coin, ou BnB, criptomoeda emitida pela Binance.

PancakeSwap

Como dito, a Pancake Swap é uma corretora descentralizada que opera na Binance Smart Chain (BSC), um blockchain criada a partir de uma bifurcação (ou Fork), o que torna mais fácil a transferência de projetos que rodam na Ethereum para a BSC.

Realmente, isso tem auxiliado muito no rápido crescimento da Binance Smart Chain, a medida em que muitos desenvolvedores de projetos que operam na ethereum, em grande parte insatisfeitos com as altas taxas cobradas pela rede, tem migrado parcialmente para a BSC, com muitos dos tokens desses projetos já sendo negociados tanto em DEXs da ethereum, como uniswap, e na Pancake Swap.

Como usar a PancakeSwap?

Para utilizar o PancakeSwap, basta conectar a carteira que você irá utilizar para as transações. Atualmente, existem as seguintes opções:

Já que a Binance Smart Chain é uma bifurcação da ethereum, a Pancake Swap aceita carteiras da ethereum, como a Metamask, tornando a tarefa para você que já operou na rede ethereum muito mais familiar. Mas, a opção mais simples e prática é utilizar a Binance Chain Wallet, que pode ser baixada como uma extensão em todos os principais navegadores. E desse modo, você consegue transferir com facilidade suas criptos da Binance diretamente para a carteira, onde ela poderá ser utilizada na PancakeSwap.

Serviços oferecidos pela PancakeSwap 

Exchange Swap

É uma Exchange de AMM (Automated Market Maker), que realiza a troca de um ativo por outro de maneira simples, apenas conectando sua carteira privada à plataforma. 

Não possui um registro de ordem onde é realizada a correspondência com outro usuário. 

Farming

É permitido que você faça o farming do seu token de governança, o CAKE. Você pode deixar suas criptomoedas e ganhar recompensas em cake. 

Syrup Pool

Diferente dos pools de liquidez onde os usuários que fornecem liquidez recebem percentuais das taxas da Exchange, as Pools fornecem maneiras dos detentores de CAKE ganharem novos tokens do mercado.

Nesta opção o usuário coloca CAKE em staking e recebe tokens cake em recompensa.

Loteria

É exatamente isso, uma loteria! Que funciona na forma de compra de tickets com CAKE.

O investidor pode comprar um bilhete com 10 cakes, o que lhe dará uma combinação aleatória de 4 dígitos entre 1 e 14 em que para vencer os números sorteados devem ser iguais e na mesma posição. Caso você não acerte os 4 números, você também recebe recompensas, se os seus números estiverem na mesma posição dos do bilhete premiado.


CAKE: o Token da PancakeSwap

O CAKE é o token de governança da plataforma que é utilizado para quase todas as atividades na PancakeSwap. Ele é emitido a cada bloco da rede na quantidade de 25 tokens, que anteriormente era 40 e futuramente será diminuindo conforme a equipe da PancakeSwap já informou.

O CAKE também serve para os detentores do token votarem e sugerirem mudanças na PancakeSwap. Os “holders” podem participar de duas formas: CORE que são propostas postadas pela equipe da PancakeSwap ou COMMUNITY propostas enviadas pela comunidade, onde serão analisadas e revisadas pela equipe da PancakeSwap. As propostas que tiverem grande movimento de suporte da comunidade serão colocadas a votação no CORE.

Portanto, um usuário pode obter renda tornando-se um provedor de liquidez e apostando seus tokens CAKE para ganhar recompensas nas loterias da Pancakeswap. 

Por: Sophia Müller

Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.


COMENTÁRIOS