Em março, o Ethereum passará por sua primeira grande atualização – também conhecida como “hard fork” – desde sua mudança para um sistema de proof-of-stake em setembro. Assim que a próxima atualização de “Shanghai” do Ethereum for concluída, 16 milhões de éter apostado (ETH) finalmente poderão ser retirados pelos validadores que ajudam a operar a rede.
Embora o foco principal de Xangai seja implementar a Proposta de Melhoria Ethereum -4895 – a mudança que desbloqueia as retiradas do validador – a lista completa de mudanças da atualização acaba de ser finalizada e inclui atualizações adicionais que certamente serão notadas pelos desenvolvedores de aplicativos Ethereum e muitos dos usuários da rede.
O que é EIP-4895?
A estrela de Xangai é o EIP-4895 , que liberará os validadores para retirar os 16 milhões de ETH que eles até agora “apostaram” para ajudar a proteger a rede.
Quando a Ethereum mudou seu mecanismo de consenso de proof-of-work (PoW) para proof-of-stake (PoS) em sua última grande atualização, apelidada de Merge , a rede começou a usar validadores em vez de mineradores para adicionar blocos ao blockchain. Os validadores devem apostar 32 ETH com a cadeia para participar do processo de validação do bloco. Cada ETH apostado funciona como uma espécie de bilhete de loteria: quanto mais ETH um validador apostar, maior a probabilidade de ele ser selecionado para “propor” o próximo bloco de transações Ethereum e ganhar algumas recompensas de rede.