Em um comunicado em 14 de março, a exchange revelou: “A CFE não está adicionando um contrato futuro de Bitcoin para negociação em março de 2019. A CFE está avaliando sua abordagem com relação a como pretende continuar a oferecer derivativos de ativos digitais para negociação. Embora considere seus próximos passos, a CFE não pretende atualmente listar contratos futuros adicionais para negociação”.
Os atuais contratos futuros de Bitcoin permanecem disponíveis para negociação até junho, quando eles expiram. Os futuros da CBOE foram recebidos com grande entusiasmo quando entraram pela primeira vez no mercado em dezembro de 2017, quando os preços do Bitcoin estavam no auge. Juntamente com os futuros de Bitcoin da Chicago Mercantile Exchange (CME), que foram lançados quase ao mesmo tempo, os instrumentos foram vistos como importantes degraus para o mainstream, chave para atrair capital institucional para o mercado de criptomoedas.
No entanto, os eventos que se seguiram nos meses seguintes não inspiraram muita confiança, já que os volumes de negociação dos contratos caíram, em parte devido à desaceleração sustentada do mercado em 2018.
De acordo a empresa de pesquisa Tradeblock, os contratos futuros da CBOE vem perdendo terreno para os futuros de Bitcoin da CME, cujos volumes superaram os da CBOE nos últimos meses, apesar de começar em pé de igualdade. No geral, o volume de negociação de futuros de Bitcoin caiu desde que atingiu um pico no verão de 2018.
"Rastreamos o volume de negociação de futuros de Bitcoin da CME e da CBOE desde dezembro de 2017. Embora ambas as empresas tenham lançado produtos concorrentes, no mesmo mês ao longo de 2018, a CBOE perdeu participação significativa para a CME."
O relatório indicou ainda que, embora o volume de negociação de futuros de Bitcoin tenha inicialmente registrado um crescimento significativo a cada mês após o início, a atividade de negociação à vista estava em constante declínio durante o mesmo período.
“Dadas essas tendências divergentes, o volume total de negociações de futuros na CME e na CBOE alcançou uma paridade próxima com o volume total de negociações à vista em cinco das maiores exchanges de criptomoedas acessíveis dos EUA. Isso mudou um pouco recentemente, já que o volume de futuros caiu, enquanto o volume à vista subiu modestamente.”
Agora, com a CBOE abandonando os futuros de Bitcoin, será interessante ver como essas tendências mudam, já que o mercado se prepara para lançar várias novas plataformas de futuros de Bitcoin. Bakkt, Erisx e Coinflex estão planejando lançar futuros de Bitcoins.
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.
Fonte: news.bitcoin