O presidente Donald Trump agitou e levantou algumas sobrancelhas quando enfrentou o Bitcoin e as criptomoedas em um de seus tweets. Aparentemente, Trump tem uma boa ideia do que é o Bitcoin e o que ele pode fazer, e seus tweets deixam claro que ele não é fã de criptomoedas.
“Eu não sou fã do Bitcoin e outras criptomoedas, que não são dinheiro, e cujo valor é altamente volátil e baseado no ar rarefeito. Cripto ativos não regulamentados podem facilitar o comportamento ilegal, incluindo tráfico de drogas e outras atividades ilegais.”
A visão negativa de Donald Trump sobre o Bitcoin provocou fortes críticas de vários setores. O CEO da Morgan Creek Capital Management, Mark Yusko, é uma das muitas vozes que estão assumindo o mal-entendido de Trump sobre o Bitcoin e as criptomoedas.
A primeira objeção de Donald Trump ao Bitcoin é que não é dinheiro, e é aí que Yusko derruba com uma réplica curta e simples.
Yusko ressalta que o dólar americano é uma moeda fiduciária, o que significa que não possui nenhum valor intrínseco. Então Trump não tratando o Bitcoin como uma forma de dinheiro não muda o fato.
Ele ressalta que o dinheiro é um meio que facilita a troca de bens e serviços em uma economia. Essa mesma definição é a razão pela qual a visão de Trump sobre o Bitcoin é errada.
Afinal, o Bitcoin agora está sendo aceito em vários setores como um meio de pagamento válido. Cerca de 20 lojas de conveniência da CircleK iniciaram recentemente um programa piloto para implantar caixas eletrônicos de Bitcoin no Arizona e em Nevada.
Do outro lado do Atlântico, a primeira loja de varejo online na Suíça anunciou recentemente que começará a aceitar pagamentos em criptomoedas. Esses desenvolvimentos deixam claro que a população em geral está tratando o Bitcoin como dinheiro, e é assim que deve ser. Afinal de contas, a moeda digital passou a existir para servir ao propósito de fazer pagamentos peer-to-peer, o que idealmente seria feito em troca de alguma consideração.
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, também comentou ontem sobre o Bitcoin, sinalizando uma opinião diferente de Donald Trump.
"Quase ninguém usa Bitcoin para pagamentos, eles o usam mais como uma alternativa ao ouro. É uma reserva especulativa de valor."
O fato de que o Bitcoin em particular e as criptomoedas em geral são ativos digitais descentralizados sem qualquer agência que os controle é a razão pela qual eles estão sendo usados como dinheiro em vários países ao redor do mundo.
Por exemplo, os países africanos dependem muito de criptomoedas para facilitar o comércio internacional. Depois que o Zimbábue proibiu o uso do dólar americano, do rand sul-africano e da libra esterlina, a demanda por Bitcoin começou a aumentar. Isso apesar do fato do Banco Central do Zimbábue ter proibido bancos locais de processar transações de Bitcoin há um ano.
Agora eles estão se engajando em transações peer-to-peer para contornar as proibições de criptomoedas e do dólar americano. Assim, o Bitcoin está proporcionando a eles uma forma para conduzir o comércio além das fronteiras, e isso prova por que a criptomoeda emblemática é tão boa quanto dinheiro.
O entendimento incorreto de Donald Trump sobre as criptomoedas reuniu toda a comunidade. Portanto, não se surpreenda ao ver mais especialistas em criptomoedas ensinando Donald Trump uma ou duas coisas sobre Bitcoin.
Isenção de responsabilidade. A Universidade do Bitcoin não endossa nenhum conteúdo nesta página. Embora tenhamos como objetivo fornecer a você informações importantes do mundo das criptomoedas, os leitores devem fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomarem quaisquer decisões e assumir total responsabilidade por elas, nem este artigo pode ser considerado como um conselho de investimento.
Fonte: ccn